Defesa do Consumidor: Procon-SP orienta sobre contratação de empresas que organizam formaturas

Alguns detalhes podem evitar surpresas desagradáveis na grande festa

seg, 25/03/2002 - 12h14 | Do Portal do Governo

Para que a formatura não se torne um evento desagradável a Fundação Procon-SP, vinculada à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, destaca itens importantes a serem seguidos na contratação de empresas que prestam serviços de formatura.

Técnicos do Procon-SP recomendam às comissões de formatura, que façam um levantamento de preços detalhado, ponderando possíveis vantagens oferecidas por diferentes empresas. Medidas como vistoriar os locais pretendidos para a locação dos eventos, provas de cardápio ou o comparecimento a algum evento promovido pela empresa podem auxiliar na escolha.

Como o contrato de formatura é coletivo, as decisões são tomadas por consenso geral. Nele devem constar informações como datas, horários e locais da colação, baile e coquetel, bem como os tipos de cardápios servidos, a decoração e o aluguel da beca. Se tiver sido contratada banda musical, o nome e repertório, o clube da festa devem vir discriminados.

A cobertura fotográfica e serviços de filmagem merecem um item específico mencionando se os familiares terão permissão para utilizarem máquinas fotográficas e filmadoras próprias e se o aluno poderá recusar o álbum completo ou um número mínimo de fotos caso não agradem.

Cabe à comissão solicitar que a empresa fixe os preços de álbuns, fotos individuais, filmes e fitas de vídeo já no contrato e que sua aquisição não seja obrigatória. O ideal é que pelo menos duas ou três empresas diferentes sejam contratadas para fazer a cobertura, cada uma com mais de um conjunto de equipamentos para o caso de um deles falhar.

Os critérios para o cancelamento do contrato individual ou geral e a restituição da quantia paga precisam estar claros no contrato. Cada aluno deve ficar com uma cópia do contrato.

Dúvidas ou reclamações podem ser feitas nos postos de atendimento do Procon-SP nas unidades do Poupatempo Sé, Santo Amaro e Itaquera ou pelo telefone 1512.