Defesa do Consumidor: Procon-SP orienta sobre compras em feiras de malhas

Órgão é vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania

seg, 27/05/2002 - 12h03 | Do Portal do Governo

Com a ocorrência de temperaturas mais frias, aumenta a oferta de fabricantes de malhas de cidades tradicionalmente conhecidas em feiras, geralmente foram do estabelecimento comercial, para mostrar e vender seus produtos, uma infinidade de modelos, tipos e cores. Mas, para que as compras efetuadas nestas condições não venham a aborrecer o consumidor, alguns cuidados devem ser tomados. Veja as dicas dos técnicos do Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Governo do Estado de São Paulo.

O consumidor deve ficar alerta e evitar comprar por impulso, uma vez que, nestas feiras, geralmente, são apresentados lançamentos de peças de estação. Ele deve percorrer toda a feira analisando se os preços e a qualidade são realmente mais em conta como é mencionado na publicidade. A escolha precisa ser cautelosa e uma análise minuciosa no produto não deve ser descartada. Verifique, por exemplo, se a peça apresenta fios puxados, falta de botão, zíper com defeito, manchas. Informações sobre até que data a feira estará naquele local e se o fornecedor tem sede na mesma cidade onde se realiza a feira também são importantes, assim como a exigência da nota fiscal do produto adquirido.

Estas precauções não devem ser menosprezadas pois se o consumidor só perceber o defeito após o término da exposição, ficará difícil encontrar o comerciante para exigir seus direitos. Se for constatado algum problema na mercadoria, o consumidor poderá, mediante a nota fiscal, exigir a substituição do produto por outro da mesma espécie; a devolução da quantia paga, atualizada monetariamente; ou o abatimento proporcional do preço.

Os técnicos do Procon-SP esclarecem ainda que, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor, nas compras efetuadas nestas feiras (fora do estabelecimento comercial), o consumidor poderá desistir da compra no prazo de sete dias. O cancelamento deve ser solicitado por escrito com cópia protocolada e os valores pagos, assim como cheques pré-datados devem ser devolvidos.

No caso de dúvidas ou reclamações procure um dos postos de atendimento pessoal do Procon-SP no Poupatempo Sé, Poupatempo Santo Amaro e Poupatempo Itaquera. A página do órgão na internet para consultas sobre consumo é www.procon.sp.gov.br