Defesa do Consumidor: Procon-SP orienta sobre compra de alimentos no verão

Alguns cuidados e uma boa pesquisa de preços poderão garantir economia e compras mais saudáveis

qui, 28/11/2002 - 13h07 | Do Portal do Governo

O verão vem aí e todo cuidado é pouco na compra de alimentos perecíveis. O alerta é dos técnicos da Fundação Procon-SP, vinculada à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania. Para isso aqui vão alguns cuidados que podem evitar prejuízos ao bolso e à saúde:

  • Geladeiras superlotadas, em casa ou nos supermercados, podem prejudicar a conservação dos alimentos, pois a circulação do ar frio não é suficiente.
  • Poças d’água próximas aos balcões frigoríficos podem indicar que estes equipamentos foram desligados para economizar energia ou não estão mantendo a temperatura adequada. Não compre produtos armazenados nestas condições.
  • Uma dica para você identificar a temperatura adequada é observar a existência de uma ‘nuvem’ de ar frio sobre os alimentos dispostos no balcão frigorífico.
  • Os alimentos perecíveis devem ser adquiridos por último e seu transporte é outro item que merece atenção. Procure acondicioná-los em recipientes térmicos para que cheguem em casa em boas condições, armazenando-os rapidamente!
  • Certifique-se de que as frutas e verduras estão frescas observando, nas embaladas, a data de validade. Lembre-se: com o calor, estes produtos se estragam mais facilmente.

    Estes cuidados e uma boa pesquisa de preços poderão garantir economia e compras saudáveis neste verão!

    Da Assessoria de Imprensa da Fundação Procon-SP

    A.R.