Defesa do Consumidor: Procon-SP divulga pesquisa de juros bancários

Levantamento foi realizado nos dias 7 e 8 de outubro

ter, 15/10/2002 - 10h02 | Do Portal do Governo

O levantamento de taxa de juros bancários feito pela Fundação Procon-SP, órgão da Secretaria da Justiça do Governo do Estado de São Paulo, nos dias 7 e 8 de outubro detectou que no caso do cheque especial a taxa média dos 13 bancos pesquisados manteve-se em 8,76% ao mês (sem alterações desde maio).

O valor médio cobrado para o empréstimo pessoal foi de 5,68% ao mês (setembro foi registrado 5,63% ao mês). A maior taxa mensal constatada para o cheque especial foi de 9,50 (BCN) e a menor foi de 7,95% (Nossa Caixa).

Com relação ao empréstimo pessoal a maior foi de 6,95% (Itaú) e a menor foi de 3,95% (Nossa Caixa). As altas verificadas foram promovidas no BBV e no Banco Real. O BBV alterou a taxa mensal de 4,40% para 4,80% (acréscimo de 0,40 pontos percentuais, representando variação de 9,09% em relação ao valor aplicado em setembro). Já o Banco real modificou a taxa de 5,75% ao mês para 5,90% (acréscimo de 0,15 pontos percentuais, implicando em variação de 2,61%).

Com relação ao empréstimo pessoal os técnicos estipularam o período de 12 meses para efeito de comparação, pois existe a possibilidade de variação da taxa em função do prazo do contrato.

Em qualquer situação envolvendo operação de crédito, o consumidor deve se basear na comparação das taxas de juros praticadas, mas, sobretudo, na sua real capacidade para honrar os compromissos assumidos. O apelo irresistível ao consumo, a variedade de linha de crédito oferecidas hoje no mercado e o mau planejamento dos gastos frente ao orçamento podem levar à inadimplência

Os 13 bancos que fizeram parte da coleta foram: Banco Bilbao Vizcaya Brasil-BBV, Banco do Brasil, Banespa, BCN, Bradesco, Caixa Econômica Federal, HSBC, Itaú, Mercantil de São Paulo, Nossa Caixa, Real, Santander e Unibanco.

A Fundação Procon-SP coloca o resultado da pesquisa à disposição dos interessados para consulta nos postos de atendimento pessoal (Poupatempo Sé, Itaquera, Santo Amaro) ou pelo telefone 3824-0446). Pela internet, o resumo da coleta pode ser consultada no endereço: www.procon.sp.gov.br.

Da Assessoria de Imprensa do Procon