Defesa do Consumidor: Procon-SP divulga cadastro de reclamações

Evento será na segunda-feira, 15 de março, Dia Internacional do Consumidor

sex, 12/03/2004 - 8h10 | Do Portal do Governo

Na próxima segunda-feira, 15 de março, Dia Internacional do Consumidor, a Fundação Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo, divulga o Cadastro de Reclamações Fundamentadas trabalhadas e finalizadas pelo órgão, no ano de 2003.

A elaboração e divulgação desse cadastro está de acordo com o artigo 44, do Código de Defesa do Consumidor, que determina que os órgãos de defesa do consumidor realizem esse trabalho anualmente, dando publicidade aos trabalhos por eles realizados e, ainda, dando ciência aos consumidores sobre os problemas detectados no mercado de consumo, ano a ano.

Além de divulgar o cadastro contendo o número total de reclamações, por empresas a Fundação Procon-SP apresentará uma análise qualitativa dos dados relativos ao ano de 2003, dando destaque, dentre as empresas com maior número geral de reclamações fundamentadas, aos casos em que, além de muitas reclamações, foi observado um baixo índice percentual de atendimento às demandas dos consumidores, junto ao órgão.

‘Procuramos, com essa análise, dar destaque menos ao número absoluto de reclamações do que ao perfil de conduta das empresas, no sentido de dar solução ou não aos problemas apresentados ao Procon pelos consumidores’, destaca Gustavo Marrone, Diretor Executivo da Fundação Procon-SP.

A divulgação do Cadastro de Reclamações de 2003 ocorrerá no auditório da sede da Fundação Procon-SP, à Rua Barra Funda, 930, 4º andar, no próximo dia 15 de março, às 14h horas, com a presença do Secretário da Justiça e da Defesa da Cidadania, Alexandre de Moraes.

Da assessoria de imprensa do Procon-SP

(AM)