Defesa do Consumidor: Procon-SP divulga balanço anual de tarifas bancárias

Diferença de preços dos serviços pode chegar a 504%

qua, 18/12/2002 - 11h16 | Do Portal do Governo

A Fundação Procon-SP, vinculada à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, efetuou um balanço anual das tarifas e serviços bancários referente a 2002. O objetivo é apresentar ao consumidor algumas das principais variações na cobrança das tarifas bancárias.

Durante o ano de 2002, a pesquisa de tarifas bancárias foi efetuada semestralmente (março e setembro) considerando 41 produtos/serviços. Problemas já apontados em anos anteriores, como a diversificação de nomenclaturas de um banco para outro e informações nem sempre precisas sobre forma e periodicidade de cobrança, continuam existindo.

Em março foram registradas 82 alterações, sendo 61 aumentos. Já em setembro, foram constatadas 91 alterações, com 73 elevações. As reduções também aumentaram de março para setembro, de 8 para 10.

Diferenças

A maior diferença entre a menor e a maior tarifa praticada foi no item renovação do cadastro da conta especial, 504,44%. Já a renovação do cadastro da conta corrente comum apresentou 300% de diferença entre as instituições e a emissão (abertura) ou reemissão do cartão magnético (perda/roubo/quebra) 291,30.

A contratação e renovação do cheque especial também sofreram variações. Este serviço teve uma oscilação, na pesquisa de setembro, entre R$ 6,50 e R$ 20,00, o que representa uma variação de 207,69%; cerca de 67,69 pontos percentuais acima da variação registrada no mês de março que foi de 140%. De março para setembro, quatro bancos alteraram o valor para cima, tanto para a contratação quanto para a renovação.

Nos serviços eletrônicos, comparando a diferença entre a menor e a maior tarifa cobrada pelo extrato no terminal, ocorreram alterações em cinco bancos, sendo que em dois houve redução do valor. Todos os tipos de isenção também foram reduzidos nos últimos anos.

O resultado completo da pesquisa está à disposição dos interessados para consulta nos postos de atendimento pessoal (Poupatempo Sé, Itaquera, Santo Amaro), pelo telefone 3824-0446 e na internet: www.procon.sp.gov.br

Da Assessoria de Imprensa da Fundação Procon-SP

A.R.