Defesa do Consumidor: Procon-SP dá orientações sobre academias de ginástica

Número de reclamações vem aumentando nos últimos anos

qui, 26/09/2002 - 10h19 | Do Portal do Governo

O verão está próximo e a busca do corpo perfeito em pouco tempo leva ao aumento da procura por academias de ginástica. O número de pessoas que procuraram a Fundação Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, com problemas relacionados a academias de ginástica vem crescendo: de janeiro a agosto de 2000 foram 166 registros; no mesmo período de 2001, 302 e, em 2002, 421. Desta forma, os técnicos deste órgão alertam que para manter a saúde do corpo e do bolso é necessário que alguns cuidados não sejam esquecidos.

Escolha da academia

Dê preferência a uma academia próxima a sua casa ou local de trabalho para não ser vencido pela preguiça e assim faltar em aulas que já estejam pagas (geralmente este dinheiro não é devolvido).

Certifique-se da existência de um departamento de avaliação física (serviço normalmente cobrado à parte) e também da variedade de horários, modalidades e níveis técnicos, para assim, casar sua disponibilidade e preparo físico.

Fique atento à ventilação do espaço físico e a higiene do local, principalmente dos banheiros. Especule se os professores são capacitados e atualizados em tudo que ocorre no campo de ginástica. Visite academias, assista aulas e pergunte para pessoas que já utilizam os serviços. Peça para fazer uma aula teste.

Os planos e formas de inscrição e pagamento diferem entre as academias. É importante que haja um contrato entre as partes especificando obrigações e direitos, condições de pagamento e os encargos por eventual atraso ou rescisão.

Leia com atenção todas as cláusulas do contrato e, havendo dúvidas, esclareça-as junto ao funcionário do estabelecimento. Como muitas academias trabalham com planos – trimestrais, semestrais ou anuais – onde se efetua o pagamento com cheques pré-datados é imprescindível verificar atentamente as condições de desistência e devolução de valores ou cheques não descontados.

Nos casos em que só existe um contrato verbal leia atentamente todos os avisos e quadros informativos espalhados pela academia. Guarde prospectos publicitários nos quais constem informações ou promoções da mesma pois, ocorrendo algum problema futuro, estes documentos poderão lhe dar respaldo jurídico. Conserve todos os comprovantes de pagamento.

Personal trainer – (treinador pessoal)

Optando por exercitar-se com um professor particular é aconselhável fazer uma pesquisa conciliando preços, que não são baixos, com a qualidade do serviço oferecido pelo profissional. Informe-se junto às grandes academias, revistas especializadas em ginástica ou mesmo conhecidos que já se utilizaram destes serviços.

Verifique também suas referências, a formação universitária em educação física e cursos especializados na área. Para maior segurança, solicite que seja celebrado um contrato discriminando dados pessoais dos envolvidos, preços, forma de pagamento, reajustes, horários, reposição de aulas, data de início e término e em que situação as partes poderão rescindir o acordo.

Em caso de dúvidas ou reclamações procure a Fundação Procon-SP pessoalmente no postos de atendimento: Unidades do Poupatempo Sé, Santo Amaro ou Itaquera e pelo telefone 1512.