Defesa do Consumidor: Procon-SP dá orientação para empresas reabilitarem o crédito

Alguns cuidados evitam problemas na hora de limpar o nome

seg, 09/12/2002 - 10h45 | Do Portal do Governo

Muitos consumidores têm convivido com a inadiplência. Diante desta questão, a Fundação Procon-SP, vinculada à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, orienta sobre como reabilitar o crédito sem criar mais problemas para o orçamento.

Algumas empresas prestam serviços de reabilitação de crédito. Entretanto nem sempre o contrato firmado é claro, principalmente quanto aos valores envolvidos. O mais grave, é que o serviço prometido pode não ser concluído ou executado. De janeiro a outubro deste ano 313 pessoas procuraram o Procon-SP com dúvidas ou reclamações a respeito destas empresas.

Se não houver outra alternativa para limpar o nome na praça, exija que o contrato discrimine com clareza, além da identificação da empresa, tudo o que está incluso: preço; formas de pagamento; quando parcelado, qual a penalidade por atraso no pagamento; busca e taxas de cartório; taxas do Banco Central; certidão negativa; de que forma será feita a intermediação; o que exatamente será feito; data de início e término do serviço e condições para rescisão contratual.

É necessário saber e solicitar por escrito a relação dos documentos que serão necessários para a execução do serviço. Estes documentos deverão serem entregues mediante protocolo e com data fixada para conclusão do serviço. A empresa é obrigada a prestar contas de tudo o que foi feito. Ela deve apresentar os protocolos e/ou pedidos de cancelamento junto aos órgãos competentes.

Em caso de dúvidas ou reclamações, procure um dos postos de atendimento pessoal do Procon-SP nas unidades do Poupatempo Sé (Praça do Carmo s/nº – Centro), Santo Amaro (R. Amador Bueno, 176/258) e Itaquera (Av. do Contorno, 167) . Telefone 1512 e o site: www.procon.sp.gov.br

Da Assessoria de Imprensa da Fundação Procon-SP

A.R.