Defesa do Consumidor: Procon-SP constata alta de 0,45% no valor da cesta básica

Confira as variações registradas na última pesquisa

qui, 26/12/2002 - 16h47 | Do Portal do Governo

De 23 para 26/12/2002, a Cesta Básica do paulistano apresentou variação de 0,45%, conforme pesquisa diária realizada pela Fundação Procon-SP, vinculada à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania. O preço médio, que era de R$ 206,37 passou para R$ 207,30, o maior desde o início do Plano Real.

Variações

Por grupo foram registradas as seguintes variações:

– Alimentação: 0,36%,
– Limpeza, 0,92%
– Higiene Pessoal: 0,77%.

No mês, a Cesta variou 3,54% (base 29/11/2002), e nos últimos 30 dias, 4,29% (base 26/11/2002). No ano, a Cesta variou 31,04%, Alimentação, 36,14%; Limpeza, 8,33% e Higiene, 17,07% (base 28/12/2001), e nos últimos 12 meses, 31,77%, Alimentação, 37,23%, Limpeza, 9,11% e Higiene, 15,31% (base 26/12/2001). A variação no Plano Real é de 94,83% (base 30/06/1994). O custo mínimo da Cesta Básica é de R$ 146,25 e o máximo R$ 272,58, revelando diferença de 86%.

Dos 68 itens pesquisados 32 tiveram alta, 15 baixaram de preço e 21 permaneceram estáveis.

Os maiores aumentos registrados foram:
– Salsicha Avulsa: 3,51%;
– Sabão em Barra Minerva: 3,33%*;
– Batata: 3,33%.

As maiores quedas foram:

– Lingüiça Fresca: -3,94%;
– Desodorante Spray: – 1,35%;
– Carne de 1ª Patinho: -1,06%*.

Entre os produtos cotados, os que apresentaram o maior número de remarcações, para mais, foram:

– Papel Higiênico Fino Branco: 28%;
– Ovos Brancos: 24%;
– Queijo Muzzarela Fatiado: 21%.

E para menos, foram:

– Lingüiça Fresca: 17%;
– Salsicha Avulsa: 13%;
– Macarrão com Ovos: 13%.

A coleta do Procon/Dieese que abrange 70 supermercados nas 5 regiões da cidade, constatou que não havia em 19%, Farinha de Mandioca Torrada, em 7%, Biscoito Maizena, e em 3%, Ovos Brancos.


* Estas variações referem-se à marca e/ou ao tipo especificado; já a variação total do produto considera a média dos preços mínimos praticados nos supermercados pesquisados, independente de marca ou tipo.

Da Assessoria de Imprensa da Fundação Procon-SP

A.R.