Defesa do Consumidor: Procon-SP alerta sobre folhetos suspeitos que indicam premiação

Instituição registrou 50 consultas sobre o tema em apenas dois dias

qui, 24/10/2002 - 10h26 | Do Portal do Governo

Nos últimos dias o atendimento da Fundação Procon-SP, vinculada à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, tem recebido diversas consultas de consumidores questionando sobre folhetos encaminhados pela empresa WLC Club (sediada na Holanda) para suas residências, nos quais constam informações confusas quanto a suposta premiação envolvendo veículo Audi, no valor de 22.500 dólares. Foram registradas 50 consultas em dois dias.

Esse material, que aparentemente envolve algum tipo de sorteio ou jogo, está redigido de forma confusa e em português com erros grosseiros de ortografia, sempre remetendo a empresa sediada fora do Brasil. O mais grave é que induz a quem o recebeu a enviar um formulário com dados pessoais, número de cartão de crédito, dígito de segurança e assinatura autorizando débitos de valores em dólar. O único telefone informado para contato é fora do país, o que no mínimo implicaria em gastos (prejuízos) com ligações internacionais.

A Fundação Procon-SP alerta os consumidores a não responderem a essa promoção, pois as informações são confusas, a suposta premiação, incerta, e contrariam todas as normas de defesa do consumidor existentes no País, além de colocarem o consumidor em risco, tendo em vista sorteios com base em loteria Alemã e pagamentos em moeda estrangeira.

O órgão lembra ainda que, em caso de prejuízos com “promoções” ou sorteios semelhantes o consumidor ficará sem proteção legal, uma vez que existem fortes indícios de golpe internacional, praticado por empresa fora da jurisdição dos órgãos de defesa do consumidor e de polícia brasileiros.

O consumidor deve estar sempre alerta e desconfiar de prêmios concedidos por desconhecidos e/ou nos quais não tem conhecimento de estar participando e, ainda, de ofertas milagrosas, pois na maioria das vezes trata-se de golpes ou publicidade enganosa.