Defesa do Consumidor: Procon-SP acompanha recall dos veículos Volvo

Montadora está convocando proprietários de carros que possuem o engate do tipo removível

qui, 08/08/2002 - 11h13 | Do Portal do Governo

O Procon-SP orienta os consumidores sobre os direitos nas convocações das montadoras de veículos para recall e informa que vem acompanhando atentamente esses casos. O órgão esta notificando as empresas a prestar os esclarecimentos que se fizerem necessários, conforme determinações da lei 8.078/90 (Código de Defesa do Consumidor). Nesta quarta-feira, dia 07, a Volvo Automóveis publicou em alguns jornais convocação aos proprietários de carros que possuem o engate do tipo removível, vendido como acessório original, para comparecer ao revendedor mais próximo para que seja temporariamente fixado.

No comunicado, a montadora informou que após análises realizadas com o fornecedor internacional indicam que “pode haver risco de que o gancho removível da versão G3.0 se solte do suporte que o fixa ao automóvel’. A empresa alega que sete unidades dessa versão foram vendidas, e alerta para que o referido acessório não seja usado até contato com um dos revendedores e a fixação temporária do engate.

A Volvo Automóveis colocou à disposição dos consumidores para esclarecimentos toda a Rede de Revendedores Autorizados e a Central de Atendimento por meio do telefone 0800 341 1199 e ainda acessando a página na internet www.volvocars.com.br.

O Código de Defesa do Consumidor estabelece que: ‘O fornecedor não poderá colocar no mercado de consumo produto ou serviço que sabe ou deveria saber apresentar alto grau de nocividade ou periculosidade à sua saúde ou segurança. O fornecedor de produtos e serviços que, posteriormente à sua introdução no mercado de consumo, tiver conhecimento da periculosidade que apresentem, deverá comunicar o fato imediatamente às autoridades competentes e aos consumidores, mediante anúncios publicitários’.

Outra questão importante, que deve ser observada pelos consumidores, refere-se à exigência do comprovante de que o serviço foi efetuado, documento que para sua segurança deverá ser conservado enquanto estiver de posse do veículo, acompanhado também a documentação em caso de sua eventual venda.

O Procon-SP informa ainda que os proprietários dos veículos citados não precisam se dirigir necessariamente à concessionária na qual adquiriram o carro, mas a qualquer revendedora da Volvo Automóveis em todo o País. Caso tenha sido comercializado mais de uma vez, o atual proprietário tem o mesmo direito ao reparo gratuito que aquele que adquiriu o produto novo

O órgão entende que o risco pessoal e patrimonial para os consumidores deveria provocar nos fornecedores uma maior preocupação no sentido de utilizar todos os meios possíveis para atingir os seus clientes, com jornais, rádio e televisão, conforme determina o CDC.

Os consumidores que tiverem alguma dúvida ou reclamação poderão recorrer ao Procon-SP, que atende pessoalmente nos postos do Poupatempo Sé (Rua do Carmo, s/n), Santo Amaro ( R. Amador Bueno, 176/258) ou Itaquera (ao lado do Metrô Itaquera), por carta Caixa Postal 3050 CEP 01061-970 SP-SP, por Fax (11) 3824-0717 por telefone 1512 (informações) ou para obter informação sobre reclamações contra fornecedores 3824.0446.

Da Assessoria de Imprensa do Procon-SP