Defesa do Consumidor: Procon alerta sobre e-mail falso usado para fraudar internauta

Órgão esclarece que não realiza conciliação entre partes por e-mail

qui, 19/05/2005 - 9h25 | Do Portal do Governo

A Fundação Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Governo do Estado de São Paulo, recebeu questionamento de alguns consumidores a respeito de um e-mail, supostamente enviado por este órgão, relatando e tentando solucionar uma ocorrência, envolvendo valores, entre determinadas empresas e um consumidor.

O PROCON-SP ESCLARECE QUE ESTA MENSAGEM É UMA FRAUDE: O ÓRGÃO NÃO REALIZA CONCILIAÇÃO ENTRE PARTES POR E-MAIL E, TAMPOUCO PROVOCA CONSUMIDORES E FORNECEDORES DESTA FORMA.

A fraude ocorre por mensagens eletrônicas com o assunto “Procon-SP precisa falar com você” e, normalmente, as mensagens são assinadas com o nome fantasia de Rogério Pinha.

Os consumidores que receberam este e-mail devem ignorar seu conteúdo e repassá-lo à ouvidoria da Fundação, procon@ouvidoria.sp.gov.br.

Veja como é a falsa mensagem:

Caro amigo(a),
Primeiramente boa noite, estamos com dificuldade em entrar em contato com a vossa senhoria. A empresa ¨Lojas Colombus¨ de imóveis e eletrodomésticos, veio até ao Procon de São Paulo, pedir nossa ajuda para tentar localizar a vossa senhoria, o problema é que a empresa na tentativa de fazer o pagamento da transportadora ¨Ita express¨ por um erro de armazenamento de dados nos computadores, o dinheiro que ia ser dado a ITA EXPRESS, acabou sendo depositado na conta da vossa senhoria, o PROCON em uma tentativa de obter sucesso no resgate do dinheiro, entrou em contato com o seu banco, o mesmo disse que não poderia mexer na sua conta, e nos informou o seu telefone e seu e-mail cadastrado no site do banco, tentamos várias vezes entrar em contato via telefone, não tivemos sucesso nas ligações, então estamos entrando em contato via e-mail, para pedir que veja o seu extrato bancário dos últimos dois dias, o mesmo pode ser feito no site do seu banco, e por favor veja se foi depositado a quantia de R$ 2.000,00. Se realmente foi depositado esta quantia monetária, por favor entre em contato com o seu gerente ou nos envie um e-mail, Meu nome é Rogério Pinha, e meu e-mail é rogeriopinha@procon.sp.gov.br. Se por acaso não houver essa quantia em sua conta bancária, procure seu gerente para maiores esclarecimentos ou o PROCON.
Qualquer dúvida, me liga faça cópia da carta que foi enviado ao procon pela empresa. (É necessário ter o Ac. Reader para ler este documento)

Espero conquistar sua confiança diante deste problema.

Nos desculpe qualquer transtorno, e sempre que precisar procure o PROCON.

Obrigado.
Atenciosamente,
Rogério Pinha,
Procon – SP
rogeriopinha@procon.sp.gov.br
www.procon.sp.gov.br

Secretaria de Estado da Justiça e da Defesa da Cidadania
Assessoria de Imprensa