Defesa do Consumidor: Ipem-SP encontra poucos erros nos produtos de higiene e beleza

Instituto de Pesos e Medidas analisou produtos na Capital e Interior

ter, 07/05/2002 - 14h01 | Do Portal do Governo

Dos 55 produtos de higiene e limpeza analisados nesta segunda-feira, dia 6, pelo Instituto de Pesos e Medidas de São Paulo (Ipem-SP), na Capital e Interior, durante a Operação Cosméticos, oito apresentaram quantidade abaixo da especificada na embalagem.

Em São Paulo, foram verificados 21 produtos dos quais dois foram reprovados. São eles: shampoo manteiga de karité Crysal, de 250 ml, com 3,6 ml a menos na média; e condicionador hidratante Taís Araújo, de 240 ml, com 9,5 ml a menos na média e, ainda, seis embalagens com erros de até 17,7 ml a menos. No interior paulista, dos 34 produtos analisados, seis apresentaram quantidade inferior à indicada na embalagem. As maiores irregularidades foram creme desodorante Banho a Banho, de 55 g, com 1,8 g a menos na média; e desodorante em creme antiperspirante Êxtase/Spark Blue, de 70 g, com 5,7 g a menos na média e, ainda, 8 embalagens com erros de até 11,7 g a menos.

Durante a operação, foram verificadas diversas marcas de shampoo, condicionador, creme hidratante, desodorante e talco. Os responsáveis pelas irregularidades terão prazo de 15 dias para apresentar defesa ao Ipem-SP e poderão ser punidos com multa de até R$ 2,4 mil, dobráveis na reincidência. O Ipem-SP é um órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania e atende denúncias e reclamações pelo telefone 0800-13-0522 (Ouvidoria), de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.