Defesa do Consumidor: Ipem-SP detecta irregularidades em produtos da cesta básica

Bauru, entre as cidades do interior, foi a que apresentou o maior número de irregularidades

ter, 15/06/2004 - 13h04 | Do Portal do Governo

Dos 62 produtos analisados pelo Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo, Ipem-SP, órgão ligado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, 37 estavam regulares (59,68%) e 25 apresentaram alguma irregularidade (40,32%).

O leite em pó Vale Dourado , da Ind. de Laticínios Palmeira dos Índios S/A, foi, entre os produtos analisados na capital, o que apresentou a maior irregularidade. Os metrologistas encontraram, na média, 0,70% de erro no conteúdo nominal de 400 gramas . Em alguns casos, foi identificado 2,80 gramas a menos do produto na lata examinada.

Bauru, entre as cidades do interior, foi a que apresentou o maior número de irregularidades. Sete produtos foram verificados e destes, cinco continham erros. A maior irregularidade ficou por conta do óleo de soja refinado Graziela, do qual o responsável é a empresa Triângulo Alimentos Ltda. Das 20 amostras analisadas constatou-se um erro médio de 9,06% a menos do
produto em 900 ml.

Já em Presidente Prudente , a maior irregularidade foi a do biscoito com leite Passatempo, da Nestlé. Das 14 amostras testadas, identificou-se um erro de 3,06% a menos do produto nos 180 gramas do conteúdo nominal escrito no rótulo.

Em caso de dúvida, reclamação ou sugestão na aquisição de algum produto em supermercados é possível entrar em contato com a ouvidoria do Ipem-SP pelo: 0800.13.05.22, de segunda a sexta-feira, das 8h00 às 17h00 para esclarecimento.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania

(AM)