Defesa do Consumidor: Cesta básica do paulistano está 1,37% mais cara

Confira as variações registradas na última pesquisa da Fundação Procon-SP

sex, 13/12/2002 - 15h00 | Do Portal do Governo

Na segunda semana do mês de dezembro de 2002, o valor da Cesta Básica teve alta de 1,37%, conforme revela pesquisa diária da Fundação Procon-SP, vinculada à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, em convênio com o Dieese. O preço médio, que no dia 05/12/2002 era R$ 202,72, passou para R$ 205,49 em 12/12/2002.

Por grupo, foram constatadas as seguintes variações:
– Alimentação: 1,41%,
– Limpeza: -1,30% e
– Higiene Pessoal: 3,94%.

A variação no mês de dezembro em 2,63% (base 29/11/2002) e nos últimos 30 dias, em 6,70% (base 12/11/2002). No ano, a Cesta variou 29,89% (base 28/12/2001), e nos últimos 12 meses, 32,67% (base 12/12/2001).

Neste período, os produtos que mais subiram foram:

– Desodorante Spray (emb. 90-100 ml): 7,52%
– Salsicha Avulsa (kg): 6,99%
– Carne de Segunda sem Osso (kg): 5,23%
– Papel Higiênico Fino Bco (pac. 4 unid.): 5,16%
– Lingüiça Fresca (Kg): 4,98%

As maiores quedas foram:

– Sabão em Pó (pac. 1kg): -2,50%
– Queijo Muzzarela Fatiado (Kg): -2,21%
– Biscoito Maizena (pac. 200g): -1,90%
– Extrato de Tomate (emb. 350-370g): -1,83%
– Carne de Primeira (Kg): -1,67%

Análise

Quase todos os produtos que compõem a Cesta Básica apresentaram aumento de preço mais uma vez. Dos 31 produtos pesquisados, na variação semanal, 22 apresentaram alta, 6 diminuíram de preço e 3 permaneceram estáveis. No grupo alimentação, dentre os 22 itens, apenas 05 deles tiveram variação negativa. Todos os demais registraram variações positivas.

Os produtos que mais pressionaram a alta no período, considerando os respectivos pesos na Cesta, foram nesta ordem:
– Carne de Segunda sem Osso (kg): 0,49%;
– Arroz tipo 2 (pac. 5 kg): 0,40%;
– Papel Higiênico Fino Bco (pac. 4 unid): 0,12%;
– Desodorante Spray (emb. 90-100 ml): 0,10%;
– Café em Pó papel laminado (pac. 500g): 0,07%.

Da Assessoria de Imprensa da Fundação Procon-SP

A.R.