Defesa Civil: Secretaria realiza workshops em todo o Estado

Workshop será no dia 11 de novembro

seg, 10/11/2003 - 21h12 | Do Portal do Governo

No dia 11 de novembro, o Sistema Estadual de Defesa Civil estará mobilizado, por meio de suas Coordenadorias Regionais de Defesa Civil, para discutir com representantes dos municípios a preparação local e regional para emergências, bem como para propor ações e metas para 2004.

O objetivo é sensibilizar as autoridades municipais sobre a importância da preparação como principal ferramenta para a prevenção, enfrentamento e minimização dos desastres, como incêndios, explosões, acidentes rodoviários e com produtos perigosos, além de riscos típicos do período de verão, como tempestades, vendavais, raios, inundações, deslizamentos e desabamentos. Na oportunidade, será feita proposta para elaboração conjunta de Plano Regional de Defesa Civil, necessário para otimizar os recursos, diante dos riscos existentes em cada região. Serão também apresentadas as tendências meteorológicas para o próximo período de verão e orientações sobre o que cada município deve fazer, para estar minimamente preparado para o enfrentamento das emergências.

O workshop pretende também destacar a necessidade da preparação local para que instituições, escolas, grupos comunitários e meios de comunicação, nos níveis local e regional, repensem temas relacionados à prevenção e preparação para emergências e concentrem suas atenções nas lições aprendidas com desastres passados, que marcaram uma história com incalculáveis prejuízos econômicos, sociais e centenas de mortes.

A Defesa Civil estará realizando Workshops nos seguintes locais:

– Resgião Metropolitana de São Paulo – 9 horas – Auditório do Centro Tecnológico de Hidráulica – CTH do DAEE – Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 120 – Cidade Universitária – São Paulo.

– Região de Santos – 13h30 – Auditório da Prefeitura Municipal de Praia Grande – Av. Presidente Kennedy, 9.000 – Centro – Praia Grande.

– Região de São José dos Campos – 9 horas – Sede do 5º Batalhão de Polícia do Interior – Av. Independência, 247 – Bairro Independência – Taubaté.

– Região de Sorocaba – 10 horas – Auditório da Prefeitura Municipal de Votorantim – Av. 31 de março, 327 – Centro – Votorantim.

Região de Campinas:

– Indaiatuba – 09h30 – Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura – R. Engenheiro Fábio Roberto Barnabé, 3.405 (próximo à prefeitura) – Jardim Regina – Indaiatuba.

– Rio Claro – 14 horas – Cinema do Centro Cultural Roberto Palmari – Rua 2 – nº 2.880 – Centro – Rio Claro.

– São João da Boa Vista – 14 horas – Associação Comercial e Empresarial de São João da Boa Vista – R. Benjamin Constant, 373 – Centro – São João da Boa Vista.

– Região de Ribeirão Preto – 14 horas – Sede do 43º Batalhão de Polícia Militar do Interior – Praça Elmo Pedro Favareto, s/n – Sertãozinho.

Região de Bauru:

– Bauru – 9 horas – Auditório da Prefeitura Municipal de Bauru – 3º andar – Palácio das Cerejeiras – Praça das Cerejeiras, 159 – Centro – Bauru.

– Lins – 09h30 – Sede do 44º Batalhão de Polícia Militar do Interior – R. Aureliano Resende de Andrade, 100 – Lins.

– Jaú – 9 horas – Auditório do Senai – R. Cap José Ribeiro, 294- Jardim Regina – Jaú.

– Região de São José dos Campos – 9 horas – Auditório da Fiesp / Ciesp – Av. Clóvis Oger, 706 – Bairro Aeroporto – São José do Rio Preto.

– Região de Ribeirão Preto- 10 horas – Auditório do Sesc/Senat – R. Artur Boigues Filho, s/n – Presidente Prudente.

– Região de Araraquara – 9 horas – Auditório da Cidade Mirim do 13º Batalhão de Polícia Militar do Interior – Av. Jorge Biller Teixeira, 519 – Vila Ferroviária – Araraquara.

– Região de Franca – 9 horas – Auditório da Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis de Franca – Av. Major Nicássio, 2.433 – Franca.

Para a região de Araçatuba, a Regional fará o Workshop dia 12 de novembro, às 8 horas. O evento será realizado durante o Curso de Administração de Emergências para Municípios – Caem, na Câmara Municipal – R. Orenze Rodrigues da Silva, 553 – Centro – Andradina.

A Regional do Vale do Ribeira – região de Registro – estará realizando seu evento dia 20 de novembro, às 9 horas, no Centro de Educação e Cultura KKKK – Registro.

Cabe destacar que, nos últimos 8 anos, as chuvas causaram enormes prejuízos no Estado de São Paulo, provocando mais de 260 mortes, 370 feridos e deixando mais de 50 mil pessoas gravemente afetadas em 547 municípios, que foram abrigadas pelo poder público. Só em material de primeira necessidade, repassado suplementarmente pelo Governo do Estado aos municípios afetados de 1998 a 2003, foram investidos mais de R$ 770 mil sem contar os mais de 52 milhões de reais investidos em obras de Defesa Civil, na maioria, para recuperar danos causados por desastres.

Por isso, a importância da preparação e organização local para o enfrentamento das emergências, seja quais forem suas origens ou causas. A organização de organismos locais de Defesa Civil é fundamental, pois agrega, de forma prática e eficiente, os órgãos e estruturas existentes no município, permitindo a articulação do poder público e comunidade, na identificação de seus riscos e otimização dos recursos disponíveis, para sua auto defesa.

O objetivo é estimular o exercício da solidariedade humana para salvar vidas. Hoje, dos 645 municípios do Estado de São Paulo, 617 possuem Defesa Civil criada e estão, provavelmente, melhor estruturados para gerenciar emergências.

Da Defesa Civil

M.J.