Defesa Civil promove curso de administração de emergências para municípios

Evento está sendo realizado em Barueri

qua, 19/03/2003 - 13h10 | Do Portal do Governo

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil – CEDEC está realizando, desde ontem, o XV Curso de Administração de Emergências para os Municípios – CAEM, que conta com a participação de 400 integrantes de Comissões Municipais de Defesa Civil – COMDEC e técnicos de mais de 34 municípios da Região Metropolitana de São Paulo e de regiões próximas, bem como representantes da Coordenadoria de Defesa Civil do Estado do Pará.

O curso está sendo realizado no Teatro Municipal de Barueri e visa à capacitação técnica de novos profissionais gestores de grandes emergências e multiplicadores de Defesa Civil. É realizado em dois dias, com carga horária de 16 horas/aula, e aborda os conhecimentos básicos necessários ao trabalho de profissionais que atuam em atividades de prevenção às calamidades, socorro e assistências às vítimas, bem como a recuperação das áreas afetadas.

A CEDEC pretende implantar ainda este ano um outro curso para capacitar profissionais de uma das regiões do estado que possui problemas complexos como escorregamentos de encostas, enchentes, processos erosivos, circulação de produtos perigosos e ocupação de áreas de risco.

O curso conta com o apoio de diversos órgãos do Estado, a Secretaria da Saúde, a Secretaria do Meio Ambiente, a Polícia Militar do Estado de São Paulo, o Corpo de Bombeiros da Polícia Militar, o Instituto de Pesquisas Tecnológicas – IPT, o Instituto Geológico – IG, o DPRN e a CETESB, entre outros, além da parceria da Prefeitura Municipal de Barueri, Guarda Civil Metropolitana e Defesa Civil de Barueri, que voluntariaram-se para organizar e sediar o evento e patrocínio das empresas Shopping Tamboré, Tamboré S/A Empreendimentos, Churrascaria Novilho, CONSEG Alphaville / Tamboré, Café Pelé e L’Etoile Residence Service.

O próximo CAEM será realizado para a Região de Campinas, nos dias 2 e 3 de abril. O calendário de cursos da Defesa Civil encontra-se disponível no site www.defesacivil.sp.gov.br e maiores informações podem ser obtidas por meio do e-mail defesacivil@defesacivil.sp.gov.br

(RK)