Defesa Civil encerra hoje curso internacional de preparação de emergências

Secretário-chefe da Casa Militar, Cel. PM Roberto Allegretti, participa do evento em Santa Bárbara D´Oeste

sex, 11/04/2003 - 13h38 | Do Portal do Governo

Da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil


Objetivo do curso é aperfeiçoar o atendimento à comunidade antes, durante e após desastres

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil e o município de Santa Bárbara D’Oeste encerram nesta sexta-feira, dia 11, às 17 horas, dois cursos de preparação para emergências: Administração de Recursos Humanitários – SUMA – e Manejo Integral de Materiais em Emergências – MISE, no auditório do SENAI (Av. João Ometto, 118 – Jardim Panambi), em Santa Barbara D’Oeste.

Os cursos, que visam a capacitação de profissionais para administrar recursos humanitários nas emergências, como captação, transporte, armazenamento e distribuição de materiais de primeira necessidade, estão sendo ministrados por representantes da Fundación para lo Desenvolvimento da Administração de Subsídios Humanitários – FUNDESUMA, de San José – Costa Rica, órgão ligado à Organização Mundial de Saúde – OMS.

Segundo a coordenadoria da Defesa Civil, a metodologia apresentada nos seminários foi desenvolvida a partir da experiência vivenciada por países que sofreram com desastres de grande impacto social e econômico, como terremotos, vulcanismo, furacões, deslizamentos, grandes inundações e maremotos. Esta metodologia já foi adotada pelos países da América Latina e, recentemente, difundida para outros como Ruanda, Filipinas, Somalia, Timor Leste, Bosnia Herzegovina e Japão.

Participam alunos de Santa Barbara D’Oeste e de outros municípios, como Americana, São Lourenço da Serra, Atibaia, Campinas, São João da Boa Vista e Capivari. Esses profissionais são ligados à Defesa Civil, Guarda Civil Metropolitana, Corpo de Bombeiros, Departamento de Águas, UNICAMP, SENAI e União dos Escoteiros do Brasil.

O encerramento terá a presença do secretário chefe da Casa Militar, Coronel PM Roberto Allegretti, do prefeito de Santa Barbara D’Oeste, Álvaro Alves Corrêa, e de autoridades da região.

(LRK)