Defesa Civil do Estado realiza curso de administração de emergências para municípios da região de Sã

nd

ter, 06/11/2001 - 14h15 | Do Portal do Governo

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil inicia nesta quarta-feira, dia 7, o ‘VI Curso de Administração de Emergências’ (CAEM) para os municípios da região de São José do Rio Preto.

Com duração de dois dias, o curso é direcionado a integrantes de Comissões Municipais de Defesa Civil (COMDEC) e técnicos de mais de 60 cidades daquela região.

Com carga horária de 16 horas-aula, o curso será ministrado na prefeitura de São José do Rio Preto. Serão abordados conhecimentos básicos para o trabalho dos profissionais que atuam na área de Defesa Civil, com o objetivo de dotar as equipes municipais de informações e mecanismos para atuar na prevenção de calamidades, socorro e assistência às vítimas e recuperação das áreas afetadas.

Neste ano já foram realizados seis cursos deste tipo, capacitando mais de 600 profissionais de Defesa Civil, nas regiões Metropolitana de São Paulo, São José dos Campos, Sorocaba (no Município de Iporanga), em Ribeirão Preto e em Bauru, num total de quase 200 municípios participantes.

A iniciativa, que faz parte do Plano de Governo do Estado para a gestão 1999/2002, destaca a preocupação com capacitação técnica de novos profissionais gestores de grandes emergências. O curso conta com o apoio de diversos órgãos do Estado, como Polícia Militar, Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), Instituto Geológico (IG) e a Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb), entre outros.