Defesa Civil do Estado divulga comunicado sobre o risco de incêndio em matas

Desde o dia 10 de outubro, já foram registrados seis incêndios em matas do Estado

qui, 17/10/2002 - 11h12 | Do Portal do Governo

A Defesa Civil do Estado alerta a população para o elevado risco de incêndio em matas, decorrente das condições climáticas que facilitam a rápida propagação do fogo. Segundo o serviço de meteorologia da Defesa Civil, uma massa de ar quente e seco, que atua no Estado desde a última semana, provoca a redução nos índices de umidade na maior parte das regiões.

A redução no teor de umidade é mais acentuada no Noroeste paulista, onde as temperaturas elevadas favorecem a evaporação e o déficit hídrico do solo, deixando seca a vegetação e facilitando a ocorrência de incêndios.

Esse evento meteorológico é potencializado em razão do fenômeno el niño, que impede a entrada de frentes frias no Estado de São Paulo. Desde o dia 10 de outubro, já foram registrados seis incêndios em matas de paulistas.

A Defesa Civil alerta a população para:

Não jogar cigarros ou fósforos acesos nas margens das rodovias; não soltar balões; não acender fogueiras; evitar qualquer tipo de queimada; apagar qualquer tipo de fogo próximo às florestas e pastagens ou margens de rodovias (incêndios de pequenas proporções podem ser apagados com água ou abafados com terra); a qualquer sinal de fumaça suspeita, avisar o Corpo de Bombeiros imediatamente pelo telefone 193, ou Disque Mata Fogo – 0800-113560.

Da Defesa Civil do Estado