Defesa Civil do Estado de São Paulo comemora 26 anos neste sábado

Nos últimos anos, mais de 450 municípios foram assistidos pelo Estado para atendimento de vítimas de tragédias

sáb, 09/02/2002 - 10h36 | Do Portal do Governo


A Defesa Civil do Estado de São Paulo completa 26 anos, neste sábado, 9 de fevereiro, trabalhando com atenção redobrada em virtude das chuvas de verão que desde o início da “Operação Verão 2001/2002” atingiram 58 municípios deixando até o momento 716 pessoas desabrigadas.

Órgão responsável pela coordenação das ações empreendidas para prevenir desastres e evitar ou minimizar suas consequências, a Defesa Civil foi criada em 1976, no Estado de São Paulo, após eventos que causaram grande comoção social e centenas de vítimas, como as fortes chuvas de (1967) e os incêndios os Edifícios Andraus (1972) e Joelma (1974).

Para melhor cumprir sua missão, a Defesa Civil conta com um Sistema integrado por todos órgãos Federais, Estaduais e Municipais, Institutos Técnicos e pela própria comunidade, por meio da participação da iniciativa Privada, ONGs e voluntários.

A Defesa Civil trabalha antes, durante e após as catástrofes, articulando e desenvolvendo ações preventivas, de socorro e assistência às vítimas e de recuperação ou reconstrução das áreas atingidas. Coordena os Planos Preventivos de Defesa Civil, desencadeados durante a “Operação Verão”, período de fortes chuvas, de dezembro a março. Baseia sua atuação no monitoramento permanente das alterações meteorológicas e emergências, mapeamentos de risco e realização de vistorias nas áreas mais críticas com o objetivo de remover as pessoas preventivamente, preservando suas vidas.

A Defesa Civil é uma presença permanente, seja nos Municípios por meio de suas Comissões Municipais de Defesa Civil, seja no Estado onde, 24 horas todos os dias o Centro de Gerenciamento de Emergências monitora grandes emergências e desencadeia todo apoio necessário, suplementando as ações e necessidades locais.

Nos últimos anos, mais de 450 municípios foram assistidos pelo Estado para o atendimento de vítimas de catástrofes, além de receberem através de convênio 1.261 obras preventivas ou recuperativas. A Comunidade tem à disposição na Defesa Civil o telefone 199 e informações na Internet, por meio do site da Defesa Civil, www.defesacivil.cmil.sp.gov.