Defesa Civil do Estado completa 26 anos

nd

sex, 08/02/2002 - 18h30 | Do Portal do Governo


A Defesa Civil do Estado de São Paulo completa 26 anos, neste sábado, 9 de fevereiro, trabalhando com atenção redobrada em virtude das chuvas de verão que desde o início da “Operação Verão 2001/2002” atingiram 58 municípios deixando até o momento 716 pessoas desabrigadas.

Órgão responsável pela coordenação das ações empreendidas para prevenir desastres e evitar ou minimizar suas consequências, a Defesa Civil foi criada em 1976, no Estado de São Paulo, após eventos que causaram grande comoção social e centenas de vítimas, como as fortes chuvas de (1967) e os incêndios os Edifícios Andraus (1972) e Joelma (1974).

Para melhor cumprir sua missão, a Defesa Civil conta com um Sistema integrado por todos órgãos Federais, Estaduais e Municipais, Institutos Técnicos e pela própria comunidade, por meio da participação da iniciativa Privada, ONGs e voluntários.

A Defesa Civil trabalha antes, durante e após as catástrofes, articulando e desenvolvendo ações preventivas, de socorro e assistência às vítimas e de recuperação ou reconstrução das áreas atingidas. Coordena os Planos Preventivos de Defesa Civil, desencadeados durante a “Operação Verão”, período de fortes chuvas, de dezembro a março. Baseia sua atuação no monitoramento permanente das alterações meteorológicas e emergências, mapeamentos de risco e realização de vistorias nas áreas mais críticas com o objetivo de remover as pessoas preventivamente, preservando suas vidas.

A Defesa Civil é uma presença permanente, seja nos Municípios por meio de suas Comissões Municipais de Defesa Civil, seja no Estado onde, 24 horas todos os dias o Centro de Gerenciamento de Emergências monitora grandes emergências e desencadeia todo apoio necessário, suplementando as ações e necessidades locais.

Nos últimos anos, mais de 450 municípios foram assistidos pelo Estado para o atendimento de vítimas de catástrofes, além de receberem através de convênio 1.261 obras preventivas ou recuperativas. A Comunidade tem à disposição na Defesa Civil o telefone 199 e informações na Internet, por meio do site da Defesa Civil, www.defesacivil.cmil.sp.gov.