Defesa Civil: Dia Internacional para redução de Desastres

Comemoração será na quarta-feira, dia 13

sex, 08/10/2004 - 19h57 | Do Portal do Governo

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) realiza nesta quarta-feira, dia 13, no Palácio dos Bandeirantes, uma palestra para cerca de 250 alunos do Curso de Formação de Soldados da Polícia Militar em comemoração ao Dia Internacional para Redução de Desastres.

A data foi instituída pela Secretaria da Estratégia Internacional para Redução de Desastres (EIRD), órgão vinculado à Organização das Nações Unidas, e traz o tema “Aprender com os desastres de hoje, para desenvolver a percepção dos riscos de amanhã”.

“O objetivo é criar uma cultura de prevenção e aprender a conviver com os riscos que afetam a comunidade, tornando a prevenção ferramenta adequada para o desenvolvimento sustentável”, explica o secretário-chefe da Casa Militar e coordenador Estadual de Defesa Civil, coronel Celso Carlos de Camargo.

As comemorações visam conscientizar e ampliar a percepção sobre os riscos específicos a que estão sujeitas as populações de todos os países, assim como, o grau de vulnerabilidade aos desastres. “Seguindo a linha do tema proposto, toda a estratégia foi direcionada para articulação do poder público e comunidade, valorizando as experiências”, explicou o coronel.

Para ele, criar uma cultura preventiva, desde a infância, é a melhor estratégia de precaução. Uma vez que o jovem aprende sobre a redução de desastres, transmite o conhecimento para sua família e seus amigos. Como resultado, toda a comunidade aprende e pode reduzir os impactos causados pelo desastre e podendo salvar vidas.

Camargo conta que os desastres naturais cresceram significativamente, em freqüência e intensidade, em decorrência, principalmente, de atividades humanas. “Há necessidade de uma firme intervenção dentro da perspectiva da prevenção”, destacou.

Ações

Em São Paulo, para fazer frente às inundações e deslizamentos de terra e outros eventos naturais, a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) coordena planos preventivos e de contingências para a Baixada Santista, Litoral Norte, Vale do Ribeira, Sorocaba, Região Metropolitana de São Paulo e Campinas. Os planos consistem no monitoramento dos índices pluviométricos, emissão de boletins de alerta, vistorias de campo e, caso necessário, a retirada de pessoas em áreas de risco.

A Cedec desenvolve ainda várias campanhas educativas. Em 2004, foram distribuídos cerca de 38 mil manuais e cartilhas para jovens e adolescentes. “Ao trabalharmos considerando a realidade dos jovens e os conceitos adquiridos, poderemos transformar os fundamentos em ações, para uma atitude efetiva de mudança de comportamento”, destacou o coordenador de Defesa Civil.

Camargo encerra destacando que Dia Internacional para Redução de Desastres deve servir para a necessária reflexão sobre o papel de cada um na proteção da vida e do bem-estar de todos.
“De nada adiantará todo o esforço governamental, se não houver participação ativa de segmentos estruturados da sociedade civil e da própria comunidade como um todo.”

Mais informações: (0xx11) 37445-3380/ 3333 ou pelo site (wwww.defesacivil.sp.gov.br)

Da Divisão de Comunicação Social da Cedec/ L.S