Defesa Civil considera satisfatório simulado de acidente no Metrô

Simulação foi realizada na estação Sé

sáb, 24/11/2001 - 14h20 | Do Portal do Governo

O coordenador estadual da Defesa Civil, coronel Roberto Allegretti, declarou que o simulado de acidente na estação Sé do Metrô, realizado na manhã deste sábado, dia 24, foi bastante satisfatório e que os protocolos de procedimentos e atendimentos de emergência funcionaram como esperado. ‘Há detalhes, entretanto, que serão analisados posteriormente para suprimir eventuais falhas detectadas na operação’, disse.

Ele salientou a importância da integração que houve entre órgãos estaduais, municipais e iniciativa privada durante a operação. ‘Estamos mobilizando uma estrutura funcional que envolve 700 pessoas além da participação de voluntários como escoteiros, alunos da FAAP cuidando do provimento de informações e estudantes de medicina que representaram as vítimas’, informou.

Allegretti destacou ainda que foi possível avaliar, de um modo geral, como a Defesa Civil atuaria em situações próximas de um cenário real de acidente. Não houve treinamento específico para esta simulação. A ação dos bombeiros, dos funcionários do Metrô, os médicos e a infra-estrutura utilizados não foram preparadas para este evento. ‘Todo o treinamento de rotina dos profissionais que foram responsáveis pelo atendimento foi suficiente para afirmar que os órgãos públicos estão em condições de realizar suas tarefas na hipótese de um acidente real’, afirmou. Esta foi a terceira simulação de acidente que ocorre no Metrô em horário operacional. ‘Embora tenha ocorrido a interrupção de uma composição envolvida com a simulação de acidente, não houve paralisação das demais linhas’, lembrou Allegretti.

Participaram do simulado: a Defesa Civil do Estado, o Grupamento Aéreo, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Serviço de Assistência Médica de Urgência, a CET, a Liga Nacional de Defesa Civil, alunos da Fundação Armando Álvares Penteado (Faap), União de Escoteiros, totalizando 700 pessoas envolvidas com a operação. Foram utilizadas 26 viaturas do Corpo de Bombeiros, 6 ambulâncias, 5 viaturas de apoio e um helicóptero.