Defesa Civil auxilia na criação de equipes de prevenção em municípios paulistas

Objetivo é conscientizar todas as prefeituras a formarem equipes municipais de combate a enchentes e deslizamentos

qui, 22/08/2002 - 15h01 | Do Portal do Governo

Das 645 cidades do Estado de São Paulo, 469 já contam com equipe municipal de Defesa Civil. A medida é importante para a elaboração de planos preventivos contra enchentes, desmoronamentos e outros transtornos que podem ocorrer nos meses de forte chuva.

O processo de criação destas equipes é bastante simples. A Defesa Civil Estadual incentiva e assessora as prefeituras com a entrega de material de suporte. As cidades interessadas recebem um quite de instrução. Basta um contato do município com o Governo do Estado.

A aproximação do verão é um período de preocupação para as equipes de Defesa Civil. Por isso, os trabalhos de avaliação das áreas de risco e conscientização da população começam a ser intensificados. Este ano haverá novamente a incidência do fenômeno El Niño, que poderá trazer mais chuvas. Uma comunidade menos preparada poderá sofrer mais as conseqüências disso do que uma outra em que a estrutura de Defesa Civil esteja funcionando.

O ideal é que os municípios que ainda não possuem equipe formada façam isso antes da chegada do verão. Sem a equipe municipal, fica mais difícil e acaba até atrasando alguma providência.

A atuação das comissões municipais teve papel significativo na redução de acidentes no último verão. O número de vítimas fatais em desastres causados pela chuva caiu 60% em relação ao ano anterior, sendo que o índice pluviométrico foi maior no último verão. No ano passado houve um salto de 320 cidades com comissão própria para as atuais 469.

As ações preventivas da Defesa Civil são centradas na conscientização da população. Primeiro é feito um levantamento dos pontos de risco, onde há residências construídas, e depois os moradores são alertados do perigo. Os locais críticos podem estar relacionados com a composição do terreno onde foi implantada a moradia ou até com a ocorrência de desmatamentos próximos ao local.

As prefeituras podem entrar em contato com a Defesa Civil Estadual pelo telefone (0XX11) 3745-3333. O atendimento é 24 horas.

Obras prontas

A Defesa Civil do Estado também realiza obras de apoio como a construção de pontes, galerias e casas populares. Nesta terça-feira, dia 22, e amanhã, dia 23, o órgão irá inaugurar pontes e galerias nas cidades de Salmourão e Planalto, no Interior. Também estão sendo inspecionadas obras em andamento em outros municípios do Estado para que fiquem prontas antes do início do verão.

Rogério Vaquero