Defesa Civil assina convênios com mais dez municípios paulistas

Serão executadas obras de reconstrução, recuperação e prevenção de acidentes

qui, 10/07/2003 - 14h28 | Do Portal do Governo


Serão executadas obras de reconstrução, recuperação e prevenção de acidentes

A Defesa Civil Estadual irá ajudar mais dez municípios paulistas na reconstrução de desastres, recuperação de pontes e obras de prevenção de acidentes. Nesta quinta-feira, dia 10, foram assinados convênios no valor de R$ 733 mil para a execução dos trabalhos, que irão gerar cerca de 70 empregos temporários. Só neste ano, 38 cidades foram beneficiadas com o apoio da Defesa Civil.

A previsão é que as licitações para as obras ocorram dentro de 30 dias. O governador Geraldo Alckmin elogiou este modelo de parceria entre a União, o Estado e as prefeituras, na qual os recursos são repassados diretamente para os municípios gerenciarem. Para ele, esta forma descentralizada ajuda na rapidez e na qualidade dos trabalhos. “Antes, era o Estado quem fazia as licitações. Em algumas vezes, levava até um ano para que os recursos fossem liberados após a assinatura do convênio”, comparou.

Alckmin destacou que investir na prevenção de acidentes é uma maneira de poupar dinheiro público. Segundo ele, é mais barato evitar que os problemas aconteçam do que consertar estragos. “Além de repassar verbas importantes para os municípios, a Defesa Civil tem feito um grande trabalho de articulação, convencendo a todos sobre o perigo de morar em áreas de risco”, disse.

O prefeito de Fernandópolis, Adilson Luís Campos, que representou os demais municípios na cerimônia, ressaltou que sem as parcerias as prefeituras não conseguem dar melhorias para a população. “E a Defesa Civil tem sido uma boa parceira, realizando obras emergenciais que a cidade não teria dinheiro para fazer”, observou o prefeito, que irá implantar uma galeria de águas.

Na Região de Presidente Prudente foram atendidos os municípios de Álvares Machado, com a construção de cabeceira para ponte metálica no córrego do Macaco e no Bairro Ouro Verde; Nantes, com a implantação de ponte no córrego Água do Salto; e Iepê, com uma ponte sobre o córrego Água São Roque.

A cidade de Trabiju terá uma ponte recuperada na divisa com o município de Dourado. Em Lavínia, foram destinados recursos para construção de um bueiro sobre o Rio Aguapeí. Na cidade de Franca será construída uma galeria de águas e o município de Nhandeara contará com a construção de uma ponte sobre o córrego Quincas Inácio.

Os outros municípios beneficiados são Areias, com a recuperação de uma ponte sobre a travessa Cardoso de Melo, e Caieiras, com a construção de um muro de arrimo. O secretário da Casa Militar e coordenador da Defesa Civil, Roberto Allegretti, informou que desde 1995 até hoje foram realizadas 1.436 obras pela Defesa Civil, com investimentos de R$ 56 milhões.

Pró-Lar em áreas de risco

Lançado recentemente pelo Governo do Estado, o Programa Pró-Lar para áreas de risco irá transferir as famílias que habitam locais com possibilidade iminente de inundação, deslizamento e outros perigos. Alckmin anunciou que 13 mil unidades habitacionais já estão sendo viabilizadas. “São prefeitos que já nos procuraram, ofereceram terreno em local seguro e identificaram a área de risco”, analisou. Segundo ele, esta é uma prioridade do Governo. “Outros prefeitos podem procurar a Secretaria da Habitação para ter acesso ao Programa”, afirmou.

Allegretti destacou que a Defesa Civil faz a averiguação do local apresentado para identificar o grau de risco. “Depois da transferência das famílias é importante reurbanizar a área de risco para que não seja novamente invadida”, alertou.

Rogério Vaquero