Defesa Civil alerta sobre perigo das chuvas

Regiões de Sorocaba e do Vale do Ribeira são as mais atingidas

sex, 30/01/2004 - 17h42 | Do Portal do Governo

As intensas chuvas registradas no Estado em razão de uma frente fria estacionária que, desde o dia 24 passado, em algumas regiões superaram, após 24 horas, metade dos índices normalmente registradas para o mês todo, trouxeram grandes prejuízos, principalmente nas regiões de Sorocaba e no Vale do Ribeira.

Até o momento, 88 municípios foram atingidos, 27 pessoas ficaram feridas, houve 27 mortes, 3.226 pessoas ficaram desabrigadas e mais de 11.700 foram afetadas pelas fortes chuvas típicas do período de verão.

O Centro de Gerenciamento de Emergências – CGE da Defesa Civil estadual continua atento, monitorando a possibilidade de eventos extremos, e apesar da tendência de diminuição das chuvas para os próximos dias, alerta para o perigo que as tempestades de final de tarde representam, pois podem trazer chuvas intensas, acompanhadas de ventos fortes, granizo e raios.

A população deve evitar transitar ou enfrentar, a pé ou de carro, locais alagados ou ruas inundadas, pois debaixo da água podem surgir verdadeiras armadilhas, como bueiros abertos ou buracos. A Defesa Civil também alerta sobre o perigo de se expor aos raios, aconselhando evitar locais altos, descampados ou encharcados, abrigos isolados (como árvores e quiosques), veículos pequenos (como bicicletas, motocicletas ou animais) e não portar objetos metálicos, pontiagudos ou aparelhos eletrônicos.

Outro alerta é para o elevado potencial para ocorrência de deslizamentos, em razão do solo permanecer ainda muito encharcado. Chuvas muito fortes ou prolongadas podem desestabilizar o solo e causar desabamentos ou deslizamentos, o que pode ser evitado se as pessoas observarem sinais ou avisos como inclinação de árvores ou postes, trincas ou rachaduras nas casas ou no solo, portas ou janelas que ficam mais difíceis de abrir, afloramento de rochas ou grande quantidade de barro que começa a correr no chão, com a água da chuva.

Em caso de dúvida ou perigo, recomenda-se sair imediatamente da encosta e não enfrentar locais inundados, solicitando auxílio da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros ou Polícia Militar por meio dos telefones 199, 193 ou 190, respectivamente.

Informações e dicas sobre segurança durante o verão podem ser encontradas na página da Defesa Civil no site www.defesacivil.sp.gov.br