Defesa Agropecuária do Estado identifica o DNA do cancro cítrico

Iniciativa vai dificultar a ocorrência da praga do amarelinho, que prejudica as plantações de laranja

qui, 23/05/2002 - 13h49 | Do Portal do Governo

A Defesa Agropecuária do Estado de São Paulo conseguiu identificar o DNA do cancro cítrico, responsável pela “praga do amarelinho”, que prejudica as plantações de laranja. A informação foi dada pelo secretário da Agricultura, João Carlos de Souza Meirelles, durante a cerimônia de assinatura da Lei que cria a Agência de Defesa Agropecuária do Estado, nesta quinta-feira, dia 23.

Meirelles destacou que a equipe da Coordenadoria da Defesa Agropecuária foi a responsável pelas pesquisas que resultaram na identificação do DNA. “Estamos conseguindo reduzir a ocorrência do cancro cítrico em 0,01%”, destacou o secretário. Ele lembrou que a Coordenadoria, criada em 1998, foi um passo fundamental para a implantação da Agência de Defesa Agropecuária. “A partir de hoje temos uma autarquia com mecanismos mais modernos para garantir os interesses do agronegócio paulista”, disse.

Entre as novidades da Agência está a possibilidade de serem contratados funcionários por meio do modelo CLT, que oferece muito mais agilidade. A Agência também irá oferecer prêmios para os produtores que alcançarem as maiores e melhores produções, por meio de um Fundo que contará com recursos do Tesouro e de parcerias com o setor privado.

O governador Geraldo Alckmin assinou a criação da Lei e ressaltou sua importância para a geração de empregos, melhoria da renda e compromisso com a saúde da população. “O agronegócio é responsável por 39% do PIB paulista e é o setor que mais distribui renda e gera emprego no Estado”, informou.

Rogério Vaquero