Debate: Programa ‘SOS Bombeiros no Resgate da Cidadania’ é tema de palestra na Capital

Assunto será apresentado pelo secretário de Assistência e Desenvolvimento Social

qua, 21/08/2002 - 12h10 | Do Portal do Governo

Na próxima semana o secretário de Assistência e Desenvolvimento Social, Nelson Proença, fará uma palestra sobre o Programa ‘SOS Bombeiros no Resgate da Cidadania’. A apresentação será na sexta-feira, dia 30, às 11 horas, no Centro de Exposições Imigrantes, durante o ‘V Senabom – Seminário Nacional de Bombeiros’, realizado de 28 a 30 de agosto, em São Paulo.

O programa permite que crianças e adolescentes com idade entre 10 e 15 anos, em situação de risco social e pessoal, realizem atividades em horário complementar ao escolar, nos postos do Corpo de Bombeiros. Os jovens são encaminhados ao posto, fora do horário das aulas regulares, para desenvolver atividades que vão desde aprender os fundamentos dos primeiros socorros e prevenção a incêndios até noções de cidadania, educação ambiental e comportamento.

Nos quartéis, eles também podem aprender teatro, dança, capoeira, artes plásticas e, nas unidades com piscina, natação, além de receber acompanhamento e reforço escolar. As crianças passam mais de quatro horas diárias nas unidades, com direito a lanche e refeição.

O ‘SOS Bombeiros no Resgate da Cidadania’ é uma ação integrada, que envolve o Estado, prefeituras e entidades sociais. Desenvolvido pela Secretaria da Assistência e Desenvolvimento Social (Seads), o projeto é executado com a parceria da Secretaria da Segurança Pública, do Corpo de Bombeiros e de instituições sociais. A operacionalização é de responsabilidade de organizações não-governamentais.

Data: Sexta-feira, dia 30 de agosto de 2002
Horário: 11 horas
Local: Centro de Exposições Imigrantes – Rodovia dos Imigrantes, km 1,5 – São Paulo-SP