Debate: Organizações do terceiro setor discutem estratégias de investimento social e ética na FEA/US

nd

seg, 18/11/2002 - 21h35 | Do Portal do Governo

Para discutir a crescente representatividade e ainda promover as discussões e o conhecimento a respeito do empreendedorismo social, a Associação dos MBAs da USP e o Centro de Empreendedorismo Social e Administração em Terceiro Setor (CEATS) da Fundação Instituto de Administração (FIA), realizam no próximo dia 22 de novembro o 1º Seminário Terceiro Setor, nas dependências da FEA/USP.

Investimento Social – Critérios de Projetos e Políticas de Investimento e Ética para Organizações Sociais são os temas centrais dos painéis que compõem o evento. O objetivo é mostrar aos participantes o que uma organização financiadora procura e avalia em projetos sociais. Desta maneira, procura-se fortalecer a competência para o desenvolvimento de projetos. O seminário visa também enfatizar a necessidade dos princípios éticos para a atuação social.

Conheça a programação do evento:

  • Abertura: Rosa Maria Fischer, professora da FEA/USP, diretora do CEATS-FIA e da Rede Latino Americana do International Society for Third-Sector Research (ISTR).
  • 1º Painel: Investimento social – critérios de projetos e políticas de investimento
    Mediadora: Agnes Ezabella, presidente da Associação dos MBAs da USP e consultora em Responsabilidade Social pela Magnacom.

  • Associação Caminhando Juntos (ACJ) – Jaqueline de Camargo, gerente de projetos da ACJ, entidade afiliada a United Way International. É integrante do Conselho da MiddleSex University (Londres) e voluntária do Fundo Internacional Sócio Ambiental (FICAS).
  • Instituto Ayrton Senna – Simone André, psicóloga, coordenadora de programas sociais do Instituto e consultora na área da infância e da juventude para organizações do primeiro, segundo e terceiro setores e agências internacionais, desde 1993.
  • Fundação Avina – Sean Evan Mckaughan, gerente de operações da Avina Brasil, Rio de Janeiro. Mestre em Planejamento Urbano e em Desenvolvimento na América Latina pela University of Texas at Austin.
  • Fundação Vitae – Eduardo Marino, gerente de projetos da Fundação. Participou de programas de capacitação em liderança na Áustria, Estados Unidos e Índia. Especializou-se em avaliação pela Western Michigan University.
  • 2º Painel: Ética para Organizações Sociais
    Mediadora: Rosa Maria Fischer

  • Roberto Shinyashiki, médico psiquiatra, professor da cadeira de Liderança do Eurofórum (Espanha), consultor organizacional e conferencista.
  • Antônio Carlos Gomes da Costa, diretor-presidente da MODUS FACIENDI e consultor independente de vários organismos estrangeiros entre eles a UNICEF. Participou do grupo de redação do Estatuto da Criança e do Adolescente. Também realizou missões internacionais, adequando as diversas legislações nacionais à Convenção Internacional dos Direitos da Criança.
  • Encerramento – João Paulo Altenfelder, vice-presidente executivo da Associação dos MBAs da USP e gerente de planejamento estratégico da Fundação Abrinq.

    O 1º Seminário do Terceiro Setor é aberto ao público e direcionado a profissionais, pesquisadores e demais interessados nos temas do programa. Entrada franca.


    1º Seminário Terceiro Setor
    Data: 22 de novembro de 2002, das 14h às 18h.
    Local: FEA/USP, av. prof. Luciano Gualberto, 908 – Cidade Universitária, São Paulo, SP.
    Mais informações: nos telefones (11) 3733-2125 e 3733-2126, pelo site www.associacaombausp.org.br ou e-mail cristina@associacaombausp.org.br