Debate: Mulheres assentadas da região de Araraquara discutem reforma agrária e direitos

Encontro tem apoio do Itesp

qui, 25/07/2002 - 12h02 | Do Portal do Governo

As produtoras rurais de assentamentos e acampamentos da região de Araraquara realizarão, neste fim de semana, o 5º Encontro Regional de Mulheres Assentadas e Acampadas, em Jaboticabal. A finalidade é discutir questões ligadas ao avanço da reforma agrária e ao papel das mulheres na busca por esse objetivo.

Também serão definidas metas para o encontro estadual de mulheres assentadas, acampadas e quilombolas, que ocorrerá em agosto. Além disso, haverá uma feira de alimentos e de artesanato produzido nos assentamentos da região.

No sábado, dia 27, após a solenidade de abertura, marcada para às 8 horas, será realizada uma mesa-redonda sobre propriedade rural, subsistência, habitação e créditos. Para participar desse debate, foram convidados o superintendente do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) paulista, Geraldo Leite, e o diretor-executivo da Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp), Jonas Villas Bôas.

Na tarde de sábado, a primeira discussão será sobre a Alca (Aliança de Livre Comércio das Américas), com a participação do professor doutor José Gilberto de Souza, do Departamento de Economia Rural da Unesp de Jaboticabal, e do presidente da Feraesp (Federação dos Empregados Rurais Assalariados do Estado de São Paulo), Élio Neves.

Na seqüência, as mesas-redondas serão sobre a mulher e sua auto-estima e sobre quais benefícios trará a Omaquesp (Organização de Mulheres Assentadas, Acampadas e Quilombolas do Estado de São Paulo).

Para o debate sobre a auto-estima da mulher foi convidada a diretora regional da Apeoesp (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo), Claudia Troiano. À noite, haverá programação cultural.

No domingo, dia 28, às 8 horas, o meio ambiente e a auto-sustentabilidade serão analisados, com a presença do promotor público do meio ambiente da região de Ribeirão Preto, Marcelo Goulart, do coordenador do Centro Ambiental de Jaboticabal, Antônio Sérgio da Silva, e de representante da Fundação Pau-brasil.

Para finalizar o ciclo de debates, às 9h30 o Grupo de Gestão Social do Itesp discute com as mulheres os direitos sociais delas e o benefício para segurado especial. Nessa mesa-redonda, além da previdência social, temas ligados à educação e à saúde das mulheres também serão analisados.

Data: Sábado e domingo, dias 27 e 28 de julho de 2002
Horário: A partir das 8 horas
Local: Centro de Exposições Cora Coralina (Varejão) – Praça do Café, s/nº – Jaboticabal-SP.