Debate: FMUSP e entidades médicas defendem critérios para a abertura de cursos de Medicina

Reunião acontece nesta sexta-feira, dia 3

qui, 02/10/2003 - 10h17 | Do Portal do Governo

Representantes da Associação Médica Brasileira (AMB), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) se reúnem na próxima sexta-feira, dia 3 de outubro, em São Paulo, com membros da Frente Parlamentar de Saúde, presidida pelo deputado Rafael Guerra (PSDB-MG), para discutir a qualidade do ensino médico e a criação de uma legislação que estabeleça critérios para a abertura de novos cursos de Medicina no País.

A crise financeira por que passam os hospitais universitários também estará na pauta do encontro, que acontece às 8h30, na Sala da Congregação da FMUSP (av. Dr. Arnaldo, 455, 2º andar, Cerqueira César).

A realização do encontro é uma iniciativa conjunta das entidades médicas e da USP. De acordo com o presidente da AMB, Eleuses Vieira de Paiva, essa será uma oportunidade importante para se discutir a criação de um projeto de lei que regulamente e defina pré-requisitos para a abertura de novos cursos de Medicina.

Segundo ele, existe hoje uma abertura indiscriminada de escolas no País, comprometendo a qualidade do ensino e a formação do médico. ‘No ano passado, assistimos à criação de 20 novos cursos. Neste ano, já foram abertos sete. Com a autonomia universitária, as universidades podem abrir a qualquer momento uma escola médica. O Conselho Nacional de Saúde é consultado, mas não tem poder decisório’, criticou Paiva. O presidente da AMB disse que o Brasil tem 120 faculdades de Medicina.

Outra questão a ser abordada que esbarra na qualidade de ensino e na formação profissional é a crise dos hospitais universitários.

Da Agência de Comunicação da FMUSP
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (011) 3032-1092

V.C.