Debate: CPTM participa do seminário ‘Negócios nos Trilhos 2001’

nd

qua, 10/10/2001 - 10h02 | Do Portal do Governo

O crescimento médio de 25% na demanda de passageiros nas linhas da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) é um dos temas pautados para debate no Seminário Negócios nos Trilhos 2001. O evento será realizado na Estação Julio Prestes e Sala São Paulo, de 15 a 17 de outubro.

Este percentual foi mantido de janeiro a setembro de 2001, em relação ao mesmo período do ano passado. É considerado expressivo, principalmente se comparado a queda no movimento de passageiros nos ônibus, e uma evolução pequena no Metrô.

A CPTM, que é vinculada à Secretaria dos Transportes Metropolitanos, concentrará uma série de apresentações na manhã do dia 17. Na ocasião, serão apresentados alguns dos seus projetos, como o da linha expressa de trem, entre a Capital e o Aeroporto Internacional de Guarulhos, além da segunda etapa da Linha 5 de Metrô, que irá do Largo 13, em Santo Amaro, até a Chácara Klabin, na Vila Mariana.

Números de passageiros transportados

Cerca de 1 milhão de usuários passam pelas catracas da CPTM diariamente. Do início do último mês de janeiro até o dia 8 de outubro, a empresa transportou mais de 200 milhões de passageiros. No ano passado, esse mesmo número só foi registrado no dia 21 de novembro.

O investimento de US$ 1,3 bilhão, desde 1995, na melhoria do sistema incluindo trens e os 270 quilômetros de via, é responsável, segundo a direção da CPTM, pela migração registrada.