Dante Pazzanese abre inscrições para atualização de médicos da rede pública

Curso gratuito voltado à saúde da mulher é aberto para todos os profissionais do Estado

seg, 22/08/2005 - 10h26 | Do Portal do Governo

O Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, da Secretaria de Estado da Saúde, está com inscrições abertas para um curso de atualização de médicos da rede pública de todo o Estado. Totalmente gratuito, o ‘Encontro de Atualização em Cardiologia Preventiva para a Mulher’ será realizado nesta sexta-feira, dia 26, das 8h às 13h.

Médicos da rede pública receberão gratuitamente orientações de cardiologistas do Dante Pazzanese, considerado um dos principais centros cardiológicos do mundo, sobre os principais sintomas das doenças cardiovasculares em mulheres, como doença arterial coronária, derrames e doença arterial periférica. O evento também alertará sobre as diferenças entre os sintomas das doenças cardíacas em homens e mulheres.

Nos homens as doenças cardíacas geralmente são manifestadas por dores no peito e falta de ar. Entre as mulheres os sintomas mais comuns são náuseas, dor abdominal e mal-estar geral, problemas muitas vezes confundidos com tensão pré-menstrual ou início da menopausa.

Tabagismo, diabetes, hipertensão, obesidade, sedentarismo e estresse são alguns dos fatores que levam às mulheres desenvolverem doenças cardiovasculares. Em 90% dos casos medidas simples como caminhadas, controle do peso e abandono do tabaco podem evitar as mortes.

‘O objetivo deste encontro é atualizar os profissionais de saúde. É importante o alerta que o diagnóstico correto da doença cardiovascular pode ser determinante para evitar a morte da mulher’, afirma Leopoldo Soares Piegas, diretor do Instituto Dante

Pazzanese de Cardiologia

Os profissionais interessados em participar do evento podem se inscrever gratuitamente pelo telefone (11) 5539-4833 ou e-mail avidapazzanese@hotmail.com

O Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia fica na avenida Doutor Dante Pazzanese, 500 _ Ibirapuera.

Assessoria de Imprensa da Secretaria da Saúde