Dança: São Paulo terá seu primeiro Centro Paulista de Dança

nd

seg, 28/01/2002 - 19h21 | Do Portal do Governo

São Paulo ganha o primeiro Centro Paulista de Dança, uma iniciativa pioneira no Brasil e que passará a funcionar junto à Oficina Cultura Oswald de Andrade, no Centro.

A idéia do secretário de Estado da Cultura, Marcos Mendonça, é montar um núcleo de referência que irá resgatar a memória da dança paulista, integrando profissionais do balé e a população.

A proposta surgiu da necessidade de se criar em São Paulo um espaço que reuna os profissionais de dança, realizando debates, parcerias com institutos ligados a área, além de abrigar um acervo específico sobre o assunto com biblioteca, videoteca e banco de dados.

O novo espaço deverá ocupar o prédio anexo à oficina Cultural Oswald de Andrade (onde funcionava a Universidade Livre de Música), que possui cinco andares distribuídos em cerca de 1200m2.

Por estar integrado a Oswald de Andrade, o centro terá interfaces com os cursos e mostras de dança, que a própria oficina já desenvolve ao longo do ano.

Para gerir o Centro Paulista de Dança e organizá-lo de forma democrática e em acordo com as demandas do setor, será montado um grupo de estudos integrado por representantes das principais entidades que desenvolvem um trabalho de peso na área de dança, como o SESC, PUC, Unicamp, Universidade Anhembi-Morumbi, Escola Municipal de Bailado, Sindicato dos Profissionais da Dança do Estado de São Paulo e Fundação Nacional de Arte – Funart.