Dança: Espetáculo flamenco Tacones será apresentado na Capital

Apresentação será no próximo sábado, dia 10, no Theatro São Pedro

qui, 08/05/2003 - 10h31 | Do Portal do Governo

Paixão, sensualidade, vibração e emoção compõem o espetáculo flamenco Tacones que será apresentado no próximo sábado, dia 10, às 21 horas, no Theatro São Pedro. Com coreografia e direção de Daniela Libânio, Marisa Linares e Juan Velasquez, os grupos paulistas Zambra e Calima de Arte Flamenca encenam o espetáculo que revela a história da manifestação artística de origem espanhola.

Ao todo, estarão reunidos 33 bailarinos, acompanhados de quatro músicos-cantores que apresentam ao público uma série de variantes flamencas, entremeadas com narrativas feitas pela atriz Delurdes Moraes, sempre com bom humor e sensualidade. Segundo Marisa Linares, uma das diretoras do espetáculo, a proposta é contar a história desta arte que surgiu no século XV com a fusão cultural dos vários povos que migraram para o sul da Espanha. “O Flamenco é uma arte tipicamente dos ciganos espanhóis”.

Como explicou, o verdadeiro flamenco é a combinação do canto, baile, toque da guitarra espanhola e de seu elemento fundamental, chamado pelos ciganos de “duende”. “É preciso entender que o flamenco é muito mais que dança e música. Existe uma emoção que envolve as pessoas, e esta é a alma da arte flamenca”.

Como surgiu a arte

A arte flamenca pode ser considerada o resultado da mescla de elementos das muitas culturas que atravessaram a Andaluzia (região do sul da Espanha) durante séculos. Juntando-se às formas expressivas elaboradas e difundidas pelos ciganos, esses elementos deram origem a uma arte popular, tecnicamente elaborada e com grande expressão emocional. Mais importante que sua história e suas técnicas, o flamenco é uma atitude, é a manifestação da alma de uma pessoa.

O flamenco é composto de muitos ‘bailes’ distintos, cada um dos quais com características próprias. Estes diferentes bailes foram surgindo através da contribuição das diversas cidades e regiões andaluzas e incorporando os elementos de diversas culturas que habitaram a península ibérica durante séculos, além das influências trazidas pelos espanhóis do continente americano.

SERVIÇO

TACONES – Espetáculo de dança e música flamenca
Dia 10/05, sábado, às 21 horas
Ingressos: R$ 16,00 – estudantes com carteirinha e idosos pagam meia entrada

THEATRO SÃO PEDRO
Rua Barra Funda, nº 171 – Metrô Marechal Deodoro.
Bilheteria: (11) 3667-0499 , de 4a a domingo, das 14 às 19 horas.

Da Agência Imprensa Oficial
Assessoria de Imprensa da secretaria da Cultura