DaimlerChrysler anuncia 650 novos empregos na fábrica de São Bernardo do Campo

Governador destacou a importância do aumento de produção da fábrica

seg, 25/10/2004 - 16h51 | Do Portal do Governo


A criação de 650 novos empregos na DaimlerChrysler, em São Bernardo do Campo, foi anunciada ao governador Geraldo Alckmin, pelo presidente da empresa no Brasil, Gero Herrmann, nesta segunda-feira, dia 25, no Palácio dos Bandeirantes.

“A empresa, que produz caminhões e ônibus da marca Mercedes-Benz vai aumentar sua produção, sendo dois terços para o mercado interno e um terço para exportação”, afirmou Alckmin, ao destacar que o Estado está trabalhando para consolidar uma grande plataforma exportadora, com logística, infra-estrutura e portos, além da questão tributária.

Alckmin acrescentou que outro assunto abordado durante a reunião foi sobre como evitar o acúmulo de crédito de ICMS para exportação e a possibilidade de utilização do crédito. “São Paulo é um dos poucos Estados que cumpre rigorosamente essa questão de não tributar as exportações”, reafirmou.

O presidente da DaimlerChrysler informou que, com as novas contratações, o número de postos de trabalho na empresa chega este ano a 1.850, “o que expressa o aumento da nossa produção; no ano passado, entre caminhões e ônibus, produzimos 35 mil unidades e vamos chegar a 49 mil este ano”.

Para ele, a criação dos novos empregos mostra que a empresa aposta num futuro positivo, não só no mercado interno, como nas exportações – especialmente para a América Latina e Oriente Médio. O mercado de caminhões irá crescer com o agronegócio.
“Estamos investindo tanto na ampliação do parque industrial, mas também em novos produtos e para estes dois anos os investimentos superam R$ 500 milhões”, disse o Gero Herrmann.

Outro tema abordado foi o do piscinão. A empresa teve anos atrás um problema de enchente. O Estado conseguiu a cessão de um terreno próximo e o piscinão deve ser entregue no fim do ano, equacionando o problema das enchentes na região, além de permitir à fabrica a ampliação de sua produção.

O secretário João Carlos Meirelles, da Ciência, Tecnologia. Desenvolvimento Econômico e Turismo, presente à reunião, considerou que a iniciativa da DaimlerChrysler está sintonizada com a nova etapa de infra-estrutura no Estado de São Paulo.

Na semana passada, foi resolvido o problema do terminal de container em Santos – uma nova plataforma de terminais de veículos. “E agora em novembro vamos consolidar o Porto de São Sebastião, com uma alternativa para embarque de veículos”, disse o secretário. Dentro de alguns dias, um grande navio para embarcará pelo porto, 4.540 veículos da General Motors para vários países do mundo, especialmente para o México”, afirmou.

A Volkswagen já está embarcando dois navios por mês através de São Sebastião, um porto importante para completamentar as exportações das fábricas instaladas nas regiões do Vale do Paraíba e Campinas.
Meirelles enfatizou a importância do aumento da produção de caminhões da Mercedes-Benz, já que o grosso da safra de 120 milhões de toneladas é transportado ainda por caminhão.

Ele mostrou sua preocupação quanto ao financiamento de novos caminhões. “O governo federal criou um programa chamado Modercarga que até agora não desatou. É um belíssimo programa do BNDES, que por uma série de problemas não está chegando aos caminhoneiros autônomos. Isso é vital para o Brasil, para evitar inclusive o triste número de acidentes nas estradas”, concluiu.

Takao Miyagui