Cursos: Termina amanhã inscrição para novos cursos de qualificação profissional básica

A prova está marcada para o próximo domingo, dia 18

qui, 15/08/2002 - 14h10 | Do Portal do Governo

Estão abertas até sexta-feira, dia 16, as inscrições para os novos cursos de qualificação profissional básica, oferecidos pelas Escolas Técnicas Estaduais Aristóteles Ferreira (Santos) e José Rocha Mendes (Capital), na área da construção: controlador de canteiro de obras industrializadas e Instalador Industrial

Os candidatos devem ter a sexta série do Ensino Fundamental concluída. A taxa de inscrição é cinco reais e deve ser feita nas secretarias das duas Unidades das 14 às 20 horas.

A prova está marcada para o dia 18 de agosto, a partir das 9h, terá um total de 20 questões em forma de testes das disciplinas Português e Matemática. O resultado sairá no dia 21 de agosto. A matrícula deve ser feita no dia 23 e o início das aulas será no dia 26.

Resultado de convênio entre a Associação Brasileira da Construção Metálica (Abcem) e o Centro Paula Souza, os cursos, com duração de 300 horas, visam suprir as necessidades de formação de mão-de-obra especializadas para os futuros projetos das indústrias do setor.

A qualificação em controlador de canteiro de obras industrializadas formará profissionais que organizam e controlam o fluxo de insumos e equipamentos, conforme o cronograma de trabalho, dimensionando e gerenciando equipes responsáveis pela montagem de estruturas metálicas e demais processos do sistema construtivo. Além disso, atuará na implantação de canteiros de obras com base no lay-out estabelecido, buscando minimizar interferências com outras atividades.

O instalador industrial será o Profissional capaz de manusear máquinas, equipamentos e ferramentas destinadas à fabricação e montagem de estruturas, identificando as características e propriedades dos materiais, interpretando esquemas e diagramas aplicados em obras industrializadas. Além disso, o profissional poderá elaborar desenhos básicos (esboços, lay-out e croquis), de forma a auxiliar no processo produtivo de instalações e montagens industriais.

Mais informações:
– Escola Técnica Estadual Aristóteles Ferreira – Santos(0XX13) 3236.9998
– Escola Técnica Estadual José Rocha Mendes – São Paulo(0XX11) 6163.4454/6168.1709