Cursos: Sutaco oferece cursos para artesãos

Objetivo é promover e divulgar o artesanato paulista

ter, 03/09/2002 - 15h13 | Do Portal do Governo

Artesãos urbanos e rurais poderão participar de cursos promovidos pela Superintendência do Trabalho Artesanal nas Comunidades (Sutaco), autarquia vinculada à Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (Sert).

Serão 320 treinandos ligados aos segmentos populacionais das áreas urbana e rural do Estado de São Paulo, que terão acesso ao aperfeiçoamento da mão-de-obra, o que proporcionará condições de engajamento em atividades nas áreas do setor terciário.

A Sutaco oferece os seguintes cursos: Estamparia em tecido, modelagem e trançado em taboa, cipó e palha de milho, trabalhos em cipó e metais, tecelagem, cerâmica em alta temperatura, patchwork, entalhe em madeira, marchetaria e torção em metal.

Um dos objetivos da Sutaco é promover e divulgar o artesanato paulista, criando oportunidades de geração de emprego e renda ao artesão. Também expõe artesanato típico de todas as regiões do Brasil, além de mostrar expressões culturais totalmente únicas. São milhares os artesãos que trabalham individualmente ou em cooperativas e tem como única fonte de renda o artesanato. Dentro do mercado o artesão enfrenta sérias dificuldades tanto no reconhecimento de sua atividade, como na comercialização de seus produtos.

Para amenizar esses problemas a Sutaco oferece serviços como cadastramento e emissão da carteira profissional de artesão; manutenção de pontos-de-venda de artesanato; apoio institucional para participação em feiras e exposições no país e no exterior; assistência jurídica especializada aos artesãos; incentivo institucional para formação de associações, cooperativas e núcleos de produção artesanal; divulgação do artesanato paulista no exterior e oferta de cursos de aperfeiçoamento da produção artesanal.