Cursos: Museu de Pesca promove ações científico-culturais

Os cursos são voltados para biológos, porém há atrações para todas as idades

ter, 05/07/2005 - 19h46 | Do Portal do Governo

O Museu de Pesca de Santos, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, é uma bela opção para divertidas tardes nas férias de julho. Além das atrações do museu, programou dois cursos para este mês. De 11 a 15 será ministrado um curso de Taxidermia (empalhamento). Para o dia 24 será apresentado um curso de Biologia e Comportamento de Raias e Tubarões, limitado a 50 pessoas. Os cursos, ambos no horário das 14 às 18 horas, são voltados principalmente a biólogos e interessados no assunto.

O Museu do Instituto de Pesca tem finalidades científico-culturais e objetiva a difusão de conhecimentos originados do estudo do ambiente aquático e da tecnologia aplicada para a exploração racional dos recursos marinhos e de águas continentais. O grande edifício que sedia o Museu tem estilo eclético, característico da época em que foi construído (1908), no qual as grandes obras refletiam a influência de diferentes estilos arquiteturais clássicos.

Principais atrações do Museu

Centro de Educação Ambiental – idealizado para atender crianças, jovens e professores, utiliza diferentes recursos lúdicos e pedagógicos para mostrar, divertindo, diferentes faces do ambiente aquático (sobretudo o mar) e a interferência do Homem sobre esse ambiente. Dentre as atividades desenvolvidas por esse Serviço destacam-se as visitas monitoradas. Nessas visitas escolares monitoradas, a abordagem começa pelo papel do próprio Museu de Pesca no contexto histórico, geográfico e cultural da região, e prossegue abordando todo o seu acervo biológico.

Ala Lúdica da Petrobrás – Procurando despertar a curiosidade do pequeno ou do grande visitante para coisas incríveis do mar, os ecossistemas de manguezal, costão rochoso, praia arenosa e fundo arenoso. E tudo pode continuar com uma visita ao Laboratório de Taxidermia (onde se prepara o acervo biológico destinado a exposições).

Mais atrações

– acervo constituído de peças biológicas taxidermizadas(empalhadas), esqueletos de animais aquáticos e conchas de moluscos;
– esqueleto de baleia Balaenoptera physalus, com 23 metros de comprimento e pesando 7 toneladas; exemplares de tubarões taxidermizados;
– aquários com espécies produzidas pela aqüicultura paulista;
– representação de 4 ecossistemas marinhos do litoral paulista (manguezal, costão rochoso, praia arenosa e fundo do mar), sob a forma de dioramas (cenários);
– sala lúdica apresentando a simulação de um barco;
– embarcação (baleeira) Marcílio Dias, com 7 metros de extensão, da década de 30;
– lula gigante Architeuthis sp., com 5 metros de comprimento e pesando 91 quilos; único exemplar em exposição na América Latina.
-Tubarão-golfinho – Lamna nasus – de 1,80m
-Tubarão-galhudo – Carcharhinus plumbeus – de 1,70m
– Tubarão-bico-de-cristal – Galeorhinus galeus – 0,70cm (procedente da Ilha dos Açores

SERVIÇO
Museu de Pesca
Av. Bartholomeu de Gusmão, 192
Ponta da Praia, em Santos (SP)

Aberto de quarta a domingo, inclusive nos feriados das 10 às 18 horas;
Ingressos: R$2,00
Estudantes: R$1,00
Crianças até 6 anos e idosos acima de 50 anos: Isentos
-visitas escolares monitoradas, agendadas previamente e inscrições para cursos pelo telefone: (013) 3261-5260

Assessoria de Imprensa da Secretaria Estadual de Agricultura

F.C.