Cursos de aperfeiçoamento profissional auxiliam na renovação da Polícia paulista

Nesta quinta-feira, dia 6, foi realizada a formatura de policiais nos cursos promovidos pelo Centro de Aperfeiçoamento e Estudos Superiores da PM

qui, 06/12/2001 - 14h07 | Do Portal do Governo


Nesta quinta-feira, dia 6, foi realizada a formatura de policiais nos cursos promovidos pelo Centro de Aperfeiçoamento e Estudos Superiores da PM

A reestruturação das Polícias do Estado de São Paulo está sendo implantada com ações modernas de policiamento, investimento em equipamentos e capacitação dos profissionais da Segurança Pública. Nesta quinta-feira, dia 6, foi realizada a formatura de policiais nos cursos Superior de Polícia e de Aperfeiçoamento de Oficiais, em cerimônia no Palácio dos Bandeirantes.

Os cursos são ministrados pelo Centro de Aperfeiçoamento e Estudos Superiores da Polícia Militar (PM), que conta com a participação da USP e da Unicamp.

Para o secretário-adjunto da Segurança Pública, Mário Papaterra Limongi, o trabalho da Polícia é aperfeiçoado durante os cursos. ‘A prestação de serviços à população na área da Segurança está melhorando’, disse, citando a Polícia Comunitária como um modelo da nova gestão. ‘Os novos formandos têm a tarefa de ajudar a implantar definitivamente esta filosofia de Polícia Comunitária, que adota uma nova mentalidade de policiamento’, explicou.

Esta também é a opinião do chefe de gabinete da Casa Militar, tenente-coronel Adalto Luiz Silva, que se formou em segundo lugar no Curso Superior de Polícia. ‘A Polícia Comunitária atua em parceria com a sociedade e já mostrou bons resultados em bairros com alto índice de criminalidade, como o Jardim Ângela’, analisou. Segundo ele, para que o policial tenha êxito em suas ações, é preciso uma forte capacitação, com estudos em sociologia, psicologia, ética e direitos humanos.

As técnicas de gerenciamento adotadas pelo Centro de Aperfeiçoamento da PM são centradas nos direitos humanos e no policiamento comunitário. Segundo o comandante do Centro, Ézio Lourenço Nagali, os cursos têm duração de um ano e são freqüentados por militares brasileiros e internacionais. ‘Realizamos 90 produções científicas por ano, para ajudar a melhorar os problemas da corporação e da Segurança do Estado’, destacou.

O curso Superior de Polícia tem nível de doutorado e é voltado para majores e tenentes-coronéis que buscam habilitação ao posto máximo da carreira militar, o de coronel. A turma que se formou hoje é composta por 11 tenentes-coronéis e 13 majores da Polícia Militar paulista, um tenente-coronel do Amapá, um major da PM do Rio de Janeiro e um inspetor da Polícia Rodoviária Federal.

Já o curso de Aperfeiçoamento de Oficiais foi feito por 28 capitães da Polícia Militar de São Paulo e tem nível de mestrado. É dirigido aos capitães que visam o oficialato superior da corporação.

O governador Geraldo Alckmin prestigiou a formatura dos policiais. Ele elogiou as medidas tomadas no setor nos últimos anos e a capacitação destes profissionais. ‘Hoje a Polícia conta com 12 mil homens a mais em relação a 1995 e houve um grande investimento na aquisição de equipamentos para a Segurança Pública. Também foi bastante ampliado o sistema prisional paulista. Mas o mais importante é o conhecimento’, apontou.

A solenidade também contou com a participação do Procurador Geral de Justiça do Estado de São Paulo, José Geraldo Brito Filomeno, que foi nomeado paraninfo da turma de formandos. Para patrono da turma foi escolhido o governador Mário Covas, que recebeu uma homenagem póstuma.

Rogério Vaquero