Cursos: Centro Profissional de Jaguariúna abre inscrições

As vagas são para o curso de Boas Práticas de Fabricação

sex, 25/10/2002 - 18h49 | Do Portal do Governo

Os interessados têm até dia 28 de outubro para fazer sua inscrição para o Curso de Boas Práticas de Fabricação que acontecerá de 4 de novembro a 13 de dezembro. Totalmente gratuito, o curso tem carga horária de 96 horas e, para participar, exige-se o 2º Grau completo.

O curso de Boas Práticas de Fabricação foi solicitado por empresas do setor farmacêutico, químico, de bebidas, cooperativa de leite e Associação Comercial de Jaguariúna. Existem 50 vagas.

A grade curricular do curso é dividida em três partes: Habilidade Básica (Língua Portuguesa e Matemática voltada para a atividade em questão), Habilidade Específica, ministrada por profissionais da área, e Habilidade em Gestão, com regras de conduta na empresa, noções de saúde e segurança no trabalho.

Educação para o trabalho

O Ceped resulta de uma parceria bem-sucedida entre a Secretaria Estadual do Emprego e Relações do Trabalho (Sert), o Instituto Uniemp e a Prefeitura Municipal de Jaguariúna, com a utilização da metodologia do Programa Aprendendo a Aprender concebido pela Sert.

Esse programa tem com meta elaborar um novo desenho da educação profissional no Estado de São Paulo. Para isso, reuniram-se 41 entidades da região – empresas, sindicatos de trabalhadores e Ongs – que participam da escolha dos cursos a serem oferecidos, de acordo com a demanda do mercado de trabalho local. As empresas envolvidas disponibilizam profissionais de seu quadro para ministrar as aulas de Habilidade Específica, que são dadas dentro das empresas, que têm direito a 30% das vagas para reciclagem de funcionários.

Inaugurado em setembro último, na prática, o Centro Público de Educação Profissional (Ceped) já vem oferecendo cursos profissionalizantes desde o início do ano. Nesse período, 267 trabalhadores foram formados, dos quais 62% estão empregados.

Cursos já realizados: Instalações Básicas em Telecomunicação; Garçom e Garçonete; Operador de Máquinas para Transformação de Resinas Plásticas; Formação de Camareira; Pintura Básica em Cerâmica; Elaboração do Portfólio: Reconhecendo Habilidades no Trabalho’; Refrigeração Industrial Básica; Manipulação de Alimentos e Culinária I.