Curso: UNESP abre mais vagas para a qualificação de professores dos ensinos fundamental e médio

Para garantir o ensino público de qualidade, o curso deverá ser inteiramente gratuito

ter, 12/11/2002 - 19h34 | Do Portal do Governo

A Pró-Reitoria de Graduação da UNESP abriu a segunda fase de inscrições para o processo seletivo do Pedagogia Cidadã, para os municípios do Estado de São Paulo. As prefeituras interessadas em participar têm até o dia 20 de novembro para informar o número de vagas disponíveis para o Programa. ‘A atenção dos secretários de Educação dos municípios para este programa é fundamental para o desenvolvimento da parceria’, salienta o pró-reitor de Graduação da UNESP, Wilson Galhego Garcia. O Programa, já implementado em 84 cidades do interior paulista, depende de convênios com os municípios para oferecer cursos superiores em licenciatura plena aos professores de educação infantil e ensino fundamental da rede pública municipal.

Segundo o pró-reitor, todos os prefeitos e todas as secretarias de Educação já foram comunicados sobre o cronograma do novo processo seletivo. O professor interessado em participar deve entrar em contato direto com as prefeituras do seu município. As inscrições devem ser feitas entre os dias 2 e 6 de dezembro. As provas do vestibular acontecem no dia 29 de dezembro e as aulas devem começar em março.

O primeiro processo seletivo para o Pedagogia Cidadã ocorreu em setembro passado. Após os exames organizados pela VUNESP, foram matriculados 4.230 alunos, distribuídos em 84 turmas. Cada sala de aula conta com um professor e um orientador da UNESP, que acompanham os alunos.

A estrutura montada para o Programa é composta de salas de aula com capacidade para até 50 estudantes. Elas contam com equipamentos para recepção de videoconferências e teleconferências, com laboratório de informática com o mínimo de 20 computadores e uma biblioteca básica.

Para garantir o ensino público de qualidade, o curso deverá ser inteiramente gratuito e os prefeitos deverão garantir essa gratuidade com verbas do Fundo de Desenvolvimento do Ensino Fundamental (Fundef), além de verbas próprias.

A meta da UNESP é formar 40 mil professores nos próximos quatro anos.

Mais informações:
Telefones: 11-223 7088 Ramal 280
pedagogiacidada@reitoria.unesp.br