Curso: Trabalho inédito auxilia instituições na confecção de certificações de cursos técnicos

Centro Paula Souza foi a primeira instituição do país que administra Ensino Técnico a compor um resumo dessas competências

qui, 17/07/2003 - 15h25 | Do Portal do Governo

O Centro Paula Souza é a primeira instituição do país a compor um resumo das competências profissionais a partir da implantação da Resolução do Mec que institui as novas diretrizes curriculares nacionais para a Educação Profissional de Nível Técnico

O Ministério da Educação (Mec), por meio da Resolução nº 4/99, estabeleceu uma reformulação no ensino profissionalizante reunindo todas as competências gerais dos técnicos por área profissional. Com essa ação, foi garantido ao cidadão o direito de conhecer as aptidões que poderá desenvolver no mercado de trabalho.

Diante dessa exigência do Mec, o Centro Paula Souza foi a primeira instituição do país que administra Ensino Técnico a compor um resumo dessas competências não apenas para uso próprio, mas também colocando o trabalho à disposição de outros órgãos educacionais. A composição do ‘Livro das Competências Profissionais’ é fruto do envolvimento dos professores da Coordenadoria de Ensino Técnico (Cetec) e das escolas técnicas.

O docentes iniciaram o trabalho com 142 consultas às 53 propostas de síntese de competências junto às escolas técnicas. Levou-se em conta o número de alunos, a região e a tradição da escola no curso em estudo. Cada curso, com suas respectivas competências, foi submetido ao parecer de um conjunto de escolas que pudesse representar tal habilitação.

Segundo Almério Melquiádes de Araújo, coordenador do Ensino Técnico, o objetivo da obra surgiu da necessidade de fazer as certificações das 53 qualificações oferecidas pela instituição. ‘Há uma exigência legal de conste no certificado ou no diploma o conjunto das competências que aquele título representa. Esse livro é de suma importância pois ele auxiliará as escolas na confecção das certificações’, diz Araújo.

Resultado de um ano de trabalho, o livro, com 114 páginas, está sendo lançado com tiragem inicial de 1.000 exemplares. A distribuição ocorrerá em todas as escolas técnicas do país, entre outras instituições.