Curso: Seads realiza cerimônia de certificação do Experimento Ludoeducador

É o primeiro curso de capacitação profissional de ludoeducador do Brasil

ter, 08/04/2003 - 20h36 | Do Portal do Governo

A Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social (Seads) realiza nesta quarta-feira, dia 9, às 10 horas, a cerimônia de certificação do ‘Experimento Ludoeducador’, o primeiro curso de capacitação profissional do gênero no Brasil.

Os 53 formandos desta primeira turma participaram de um curso de 120 horas/aula no Centro Experimental Público de Formação Profissional e estão aptos a trabalhar em atividades ludoeducativas e sociais, que funcionam como instrumentos de inclusão social. Eles poderão atuar em centros comunitários, escolas, hospitais, parques púbicos, abrigos, penitenciárias, empresas e outras instituições. O treinamento incluiu o aprendizado de técnicas de comunicação, habilidades com jogos educativos e brincadeiras de roda, para animar pessoas de todas as idades, inclusive os portadores de deficiências. Além disso, participaram de aulas de expressão corporal e vocal e de oficinas para o desenvolvimento de habilidades manuais.

A idéia do curso surgiu da necessidade de capacitar ludoeducadores para trabalhar em vários programas desenvolvidos pela Secretaria, principalmente nos projetos voltados para o atendimento à criança e ao adolescente, e também para atuarem como multiplicadores de ações ludoeducativas e sociais nos módulos de atendimento do projeto ‘Criando Asas’, que foi lançado no ano passado e está sendo implantado em vários municípios do Estado de São Paulo em parceria com as prefeituras.

O projeto atende crianças de ambos os sexos portadoras de deficiências, com idades entre zero e seis anos, de modo a propiciar-lhes estimulação psicossocial centrada no lúdico. O objetivo é apoiar o desenvolvimento das potencialidades dessas crianças o mais precocemente possível, envolvendo a família e a comunidade, para proporcionar sua inclusão na rede formal de ensino, como creche ou pré-escola.

O curso de Capacitação Profissional de Ludoeducadores faz parte do projeto ‘Aprendendo a Aprender’, resultado da parceria entre as secretarias estaduais de Emprego e Relações do Trabalho – Sert, de Assistência e Desenvolvimento Social – Seads, e da IPA/Brasil (Associação Brasileira pelo Direito de Brincar), filiada à IPA Internacional (International Association for the Child’s Right to Play).

Data: Quarta-feira, dia 9 de abril de 2003
Horário: 10 horas
Local: Rua Bela Cintra, 1032