Curso para formação de soldados da Polícia Militar tem duração de um ano

Além das disciplinas voltadas à formação do policial, soldados aprendem inglês, informática e natação

sex, 08/02/2002 - 10h31 | Do Portal do Governo

Além das disciplinas voltadas à formação do policial, soldados aprendem inglês, informática e natação

A cerimônia de formatura dos 293 homens que iniciaram o Curso de Formação de Soldado da Polícia Militar em janeiro do ano passado foi realizada nesta quinta-feira, dia 7, na Praça Cívica do Memorial da América Latina, na região Central da Capital. ‘Esses 293 policiais militares passaram por rigorosa seleção, que contou com cerca de 8 mil candidatos’, afirmou o comandante interino do Centro de Formação de Soldados, José Koki Kato.

Após a seleção e antes de iniciar o policiamento ostensivo nas ruas, os aprovados no concurso da PM passam um ano aprendendo as técnicas da arriscada profissão. O curso é dividido em dois módulos: o básico, com duração de oito meses, e o especializado, com quatro meses.

Ao todo, no decorrer de um ano, os soldados têm 27 matérias. Além de matemática, Língua Portuguesa, direito administrativo, direito penal, direito civil e matérias outras profissionalizantes, os policiais aprendem conduta policial militar. ‘A chamada deontologia policial militar é uma matéria de ética profissional que visa, principalmente, o respeito à dignidade humana, o desenvolvimento dos valores pessoais, familiares e profissionais’, explica Kato.

Nos quatro meses do ensino especializado, os policiais fazem um estágio supervisionado em áreas da Grande São Paulo. Eles atuam no policiamento preventivo.

Os soldados também estudam inglês, informática e natação, como parte do ensino complementar. ‘A natação foi incluída no currículo para auxiliar em salvamentos’, explicou um dos professores do Centro de Formação de Soldados, primeiro sargento Irineu Gimenes Pereira.

‘Durante o curso, os soldados também aprendem, na matéria Polícia Comunitária, a se relacionar com as pessoas da comunidade. Atualmente, o policial precisa conhecer o comércio local, por exemplo, para saber quais são os problemas do bairro. Ele deve se relacionar com todas as pessoas que possam ajudar na segurança, além de conhecer os moradores pelo nome’, afirmou Gimenes.

Cíntia Cury