Curso: Oficina em Mirante enfoca metodologia participativa

nd

qui, 16/05/2002 - 16h02 | Do Portal do Governo

Uma oficina sobre metodologia participativa está sendo promovida pela Fundação Instituto de Terras (Itesp), nesta quinta-feira, dia 16, em Mirante do Paranapanema, com a participação de 20 produtores rurais assentados, 20 professores e 20 técnicos do Itesp. O objetivo é capacitá-los para a aplicação da metodologia participativa no planejamento de suas atividades.

Essa ação faz parte do projeto do Itesp em educação ambiental chamado ‘Pontal Verde’, que prevê a realização de cursos de capacitação em meio ambiente dirigidos para assentados, professores e alunos da rede pública, técnicos da fundação e de instituições que colaboram no projeto. Sistemas agroflorestais de plantio, história da ocupação da região do Pontal, metodologia participativa, educação ambiental, coleta de sementes e princípios de agricultura sustentável e agroecologia são temas dos cursos.

Além disso, estão previstas visitas de estudantes e professores das escolas rurais ao Parque Estadual do Morro do Diabo e ao viveiro escola do assentamento São Bento, de Mirante do Paranapanema.

O financiamento da oficina de metodologia participativa é feito por meio de convênio entre Itesp, Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro) e Comitê da Bacia Hidrográfica do Pontal do Paranapanema.