Curso: Mediação Popular é tema de curso da Secretaria de Justiça

Cerca de 50 profissionais irão aprimorar o diálogo na solução de conflitos

qui, 18/10/2001 - 18h18 | Do Portal do Governo

Com a finalidade de aprofundar os trabalhos já desenvolvidos pela Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, aprimorando as técnicas para a promoção do diálogo entre as pessoas em situação de conflito, teve início nesta quinta-feira, dia 18 um curso com aulas teóricas e práticas com o objetivo de formar multiplicadores de mediação e mediadores.

O curso acontece no Espaço da Cidadania André Franco Montoro, com aulas sobre mediação, ministradas pela psicóloga e professora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP, Mônica Galano. Por outro lado, as aulas sobre cidadania e direitos humanos ficarão a cargo da equipe de profissionais da própria Pasta e alguns palestrantes convidados.

Segundo Mônica Galano, a mediação é uma filosofia e uma técnica que ensina seus operadores a ajudar no diálogo entre pessoas para que elas mesmas cheguem à solução de um determinado conflito. Ressaltou, também, a importância dessa nova técnica, com rápido crescimento nos últimos cinco anos, na solução de problemas e conflitos em diferentes áreas: econômica, política, familiar, social, além da justiça e ética.

Por exemplo, com o programa de mediação comunitária, o Centro de Integração da Cidadania poderá aumentar o número de atendimentos e identificar o início de conflitos, solucionando-os logo no início, ou, sendo um conflito acentuado, encaminhá-lo ao Poder Judiciário para a aplicação das regras legais cabíveis.

De acordo com a professora, a mediação pode ser entendida de duas formas. A primeira, como ideologia, na qual devolve às partes a responsabilidade do destino e a solução do conflito. A segunda, é compreendida como um método de resolução de divergência, cujo mediador auxilia na formulação de um acordo para a solução do problema.

Dividido em 60 horas de treinamento em mediação e 30 horas em noções de cidadania e direitos humanos, o curso contará com a presença de ouvidores públicos, profissionais que atuam nos diversos segmentos do Estado, e, principalmente, com as lideranças populares que trabalham junto aos quatro Centros de Integração da Cidadania espalhados pela Capital.

Visite o site da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania.