Curso: Manejo de Nutrientes em Cultivo Protegido é tema no IAC

Curso é direcionado a profissionais envolvidos no manejo de plantas em estufas

qui, 18/03/2004 - 19h26 | Do Portal do Governo

O Instituto Agronômico (IAC) irá realizar nesta quinta-feira, dia 19, o Curso Modular: Manejo de Nutrientes em Cultivo Protegido, em Campinas, com o objetivo de oferecer conhecimento abrangente sobre os nutrientes vegetais e suas interações, o clima da estufa e avaliação da demanda de água, os fertilizantes mais recomendados, os cálculos de concentrações e formulações de soluções nutritivas, e o manejo da fertirrigação através do monitoramento nutricional dos substratos.

O curso será ministrado em quatro módulos de 12 horas/aula, em quatro finais de semana alternados, no período de 19 de março a 1º de maio de 2004, sendo as aulas de quatro horas nas noites de sexta feira e as de oito horas, no sábado.

Direcionado a profissionais envolvidos no manejo de plantas em estufas, o curso requer conhecimentos básicos de química (nível médio) e agricultura. Os participantes receberão material didático para acompanhamento das aulas e terão acesso via internet a textos completos sobre os temas abordados. Ao final do curso, os participantes deverão ter domínio dos conhecimentos para melhorar o desempenho prático e profissional, tendo como suporte os fundamentos básicos e científicos envolvidos.

Para proporcionar ampla participação e aprendizado sobre o tema, as turmas terão no máximo 25 participantes. Os interessados em participar da próxima turma devem entrar em contato pelo e-mail mncp@iac.sp.gov.br ou pelo telefone (19) 3231-5422, ramais 114 ou 181.

Na produção de plantas em cultivo protegido, o sucesso econômico e a redução dos riscos ambientais estão relacionados ao melhor controle do manejo de nutrientes. Por isso, além de sua atividade de pesquisa e desenvolvimento, o IAC atua na difusão de conhecimentos e no treinamento de estudantes e de profissionais.
Para apoiar o setor agrícola, o Instituto Agronômico, órgão da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, estuda a questão ambiental do ponto de vista do solo, da água e do clima, com foco na sustentabilidade dos sistemas de produção agrícola.

Para participar da próxima turma os interessados devem entrar em contato pelo e-mail mncp@iac.sp.gov.br ou pelo telefone (19) 3231-5422, ramais 114 ou 181.

Local do curso:
Instituto Agronômico
– Av. Barão de Itapura, nº 1481, Guanabara – Campinas – SP