Curso: Itesp capacita monitores para estudar e explorar cavernas

Irá beneficar moradores de comunidades quilombolas do Vale do Ribeira

ter, 04/05/2004 - 17h53 | Do Portal do Governo

Até o próximo dia 28, a Fundação Instituto de Terras (Itesp), entidade vinculada à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, promove um curso de especialização em espeleologia (estudo e exploração de cavernas) para quilombolas do Vale do Ribeira. O objetivo é capacitar monitores ambientais das próprias comunidades remanescentes de quilombos.

Realizado na Caverna do Diabo, no município de Eldorado, o curso vai abordar temas como geologia, biologia, primeiros-socorros e condução de grupos. Participam 25 pessoas. Serão 150 horas de atividades ministradas pela empresa Arte do Vale, com coordenação do Itesp.

O curso faz parte do Programa de Formação e Capacitação em Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, promovido pela Fundação Instituto de Terras com recursos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). Iniciado em agosto do ano passado, o programa deve se estender até setembro deste ano, com atividades voltadas aos produtores rurais assentados e quilombolas do Estado.

Caverna do Diabo

Localizada no Parque Estadual de Jacupiranga, a 280 quilômetros da Capital, a Caverna do Diabo é a maior do Estado. Possui 3,2 mil metros de extensão, dos quais 400 metros são abertos à visitação turística. A história dos quilombos está intimamente ligada à da caverna, que serviu de abrigo aos escravos no passado.

O município de Eldorado também é o que possui maior número de quilombos em São Paulo. São oito comunidades já reconhecidas pelo Itesp, totalizando 450 famílias.

Feito por meio de laudo antropológico, o reconhecimento é o primeiro passo para que as comunidades tenham assegurado o direito constitucional à posse das terras por elas ocupadas. Além disso, o Itesp oferece assistência técnica e capacitação em projetos de desenvolvimento sustentável.

Da Secretaria da Justiça
C.A.